viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

Easy Rider e o comportamento de uma geração

"Falar da liberdade ou vivê-la são duas coisas diferentes: é difícil ser livre quando se é comprado e vendido no mercado"

EASY RIDER

easy-rider 1 capa.jpg3.jpg4.jpg

"Sem Destino" foi o filme inscrito oficialmente pelos Estados Unidos em 1969 no Festival de Cannes tendo sido premiado como o Melhor Filme de um diretor estreante (Dennis Hopper), neste clássico incomum, que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro em 1969, Sem Destino é um clássico dos anos 60, que refletiu as atitudes e o comportamento de uma geração inteira.

easy-rider 1 capa.jpg 1.jpg

Dois motociclistas (Peter Fonda e Dennis Hopper) partem numa odisséia de costa a costa em busca da América verdadeira, encontrando ao longo do caminho as muitas faces das cidades grandes e das pequenas uma comunidade "Hippie", drogas e sexo num bordel de Nova Orleans. O Filme assinala também a atuação de Jack Nicholson .

Uma das frases que marca muito bem o destino dos personagens do filme e que coloca em xeque uma sociedade mesquinha, individualista e preconceituosa e essa: " Falar da liberdade ou vive-la são duas coisas diferentes :E difícil ser livre quando se é comprado e vendido no mercado "

easyrider 2.jpg

No Brasil, em 1970, o filme foi classificado pela censura para maiores de 18 anos, na época seria impossível , 16 anos era a minha idade. Easy Rider passava no Cinema Pigalle que não existe mais, ficava no Largo do Arouche,em São Paulo, filme não era nada comercial e a sociedade da época ,nem imaginava o que estaria a caminho,.. mudanças no mundo.. novas perspectivas. Minha paixão pelas motocicletas e rock faziam uma somatória de mudança de rumo , buscando novos caminhos.

A trilha sonora The Pusher e Born To Be Wild Steppenwolf ;The Weight Smit ; Wasn't Born to Follow The Byrds;If You Want to Be a Bird The Holy Modal Rounders ; Don't Bogart Me Fraternity of Man ; If 6 Was 9 The Jimi Hendrix Experience; Kyrie Eleison / Mardi Gras (When the Saints) The Electric Prunes ; It's Alright Ma (I'm Only Bleeding) Roger McGuinn ; Ballad of Easy Rider Roger McGuinn...era algo inimaginável

easy-rider 1 capa.jpg

Para assistir a Easy Rider, optei pelo subterfúgios da carteira de estudante , com 16 anos passei a ter os sonhados 18 anos que permitiriam meu acesso ao sonhado filme,entrar na primeira sessão e sair na ultima,... Era a conquista a glória.

Sem Destino ficou uma semana em cartaz em seguida foi proibido pela censura da época , por atentar ao uso e bons costumes, durante anos não foi exibido, segundo consta a lenda sua copia havia sido destruída,...

Muitos filmes como Zabriskie Point de Michelangelo Antonioni lançado em 1970 que mostrava o movimento de contracultura dos EUA na época. IF (Se)filme britânico de 1969, dirigido por Lindsay Anderson, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes daquele ano.Laranja Mecânica filme anglo-estadunidense de 1971 escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance de Anthony Burgess de 1962, todos proibidos. Alguns destes filmes poderiam ser vistos no lendário Cine Biju I e II, pequenas salas de cinema, localizado na Praça Roosevelt em São Paulo, de grande importância na historia cultural paulista .

easy-rider 1.jpg

Nesta época, vivíamos como a ficção do filme Fahrenheit 451 dirigido por François Truffaut. Easy Rider foi o passaporte do sonho realizado,comprei a minha primeira motocicleta , realizando meu sonho de viajar pelo Brasil e América do Sul,com a sonhada motocicleta, ficou a lição: "NADA PODE TIRAR O SONHO DA SUA LIBERDADE..."

VK | Video Ext

Easy Rider.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //GCosta