viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

Gentle Giant a filosofia de suas composições e arranjos

Gentle Giant banda de rock progressivo britânico formado em 1970 pelos três irmãos Shulman após o término da banda pop Simon Dupree and the Big Sound em 1969. Gravaram doze álbuns entre 1970 e 1980, com inspiração no filosofo François Rabelais um escritor, padre e médico francês do Renascimento, que usou, também, o pseudônimo Alcofribas Nasier, um anagrama de seu verdadeiro nome . A partir dos textos François Rabelais a proposta da banda musicalmente era: “EXPANDIR AS FRONTEIRAS DA MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA CORRENDO O RISCO DE SE TORNAR BEM IMPOPULAR.”

“EXPANDIR AS FRONTEIRAS DA MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA CORRENDO O RISCO DE SE TORNAR BEM IMPOPULAR.”

François Rabelais escreveu no Abby de Thelema (palavra grega que significa "vontade" ou "desejo") O nome foi emprestado de François Rabelais sátira 's Gargantua e Pantagruel, onde uma Abbaye de Thélème é descrito como uma espécie de "anti-convento", onde as vidas dos habitantes ... "não passou em leis, estatutos ou regras , mas de acordo com sua própria vontade e prazer. uma utopia imaginária onde seu princípio era "Faça Como Queira", lugar no qual não havia governantes ou governados.

800px-Francois_Rabelais_-_Portrait.jpg

O livro conta a história de dois gigantes, Gargântua e o seu filho Pantagruel, e das suas aventuras, escrito em prosa divertida, extravagante e satírica. Graças a esta contribuição literária, bem como aos seus questionamentos críticos de fundo ético através da sátira aos governantes de seu tempo, Rabelais foi considerado por alguns anarquistas, um importante precursor do pensamento ácrata (são sinônimos de anarquia e anarquista) , no final do período medieval , entre elas esta Voltairine de Cleyre, ativista anarquista americana nascida nos Estados Unidos.

VoltairinedeCleyre.jpg

Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo da década de 1970. Apesar de não conseguir o mesmo reconhecimento de bandas contemporâneas, alcançou certo prestígio de crítica e de público.

gentle-giant-531cf2e079d1b.jpg

Gentle Giant começou a fazer um som mais impetuoso, instigante e requintado de tudo o que se conhecia em termos de música. Características marcantes do grupo incluíam vocais múltiplos e dessincronizados, pouco comuns em sua época .Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica, contemporanea, blues, folk e música medieval inglesa e escocesa.

gentle-giant-1.jpg

A música do Gentle Giant possuía vários aspectos comuns a outras bandas de rock progressivo da época e alguns que a diferenciavam, acrescentando características únicas a essa banda: Álbuns conceituais. Rápidas mudanças no tempo dentro de divisões das pautas musicais os seus compassos . Compassos diversificados com alta complexidade. Melodias complexas e extensivamente elaboradas, com harmonias com dissonância.Vasto uso de instrumentos musicais não convencionais, como instrumentos medievais e renascentistas (Clavicórdio, Cravo, Alaúde, Harpa...) e até mesmo criados pelos próprios membros (o "Shulberry", inventado por Derek Shulman).Estruturas musicais contrapontísticas tipicamente associadas à música erudita clássica, como fugas e madrigais, e à música erudita contemporânea atonal do começo do século XX. Letras abstratas, recheadas de conteúdo altamente conotativo, de difícil interpretação e compreensão, por vezes fantásticas, algumas delas fazendo referências a livros, como os do autor francês François Rabelais (escritor prestigiado por alguns membros da banda).

gentle-giant-2.jpg

Gentle Giant a filosofia de suas composições e arranjos

gentle-giant-3.jpg

Gentle Giant banda de multi-instrumentistas, uma qualidade ímpar e memorável do conjunto. Derek Shulman,Vocais principais e de apoio, saxofone alto, baixo, flauta doce, clavicórdio e percussão geral (em todos os álbuns). Nascido em 11/02/1947, em Glasgow. Ray Shulman baixo, violino, viola, violão, guitarra, flauta doce, trompete, vocais de apoio e percussão geral (em todos os álbuns). Nascido em 08/12/1949 em Portsmouth. Kerry Minnear, piano, sintetizador, órgão elétrico, marimba, vibrafone, violoncelo, violão, guitarra, baixo, vocais principais e de apoio e percussão geral (em todos os álbuns). Nascido em 02/01/1948, em Dorset. Gary Green, guitarras de 6 e 12 cordas, violão, flauta doce, percussão geral e vocal de apoio (em todos os álbuns). Nascido em 20/11/1950, em Londres. Phil Shulman ,saxofone alto, saxofone tenor, trompete, melofone, clarinete, piano, percussão geral, vocais principais e de apoio. Nascido em 27/08/1937, em Glasgow. Martin Smith - (17 de Dezembro de 1946, Southampton - 2 de Março de 1997),bateria e percussão geral . Malcolm Mortimore bateria e percussão geral (em "Three Friends"). Nascido em 16/06/1953 em Wimbleton, Londres. John Weathers bateria, percussão geral e vocal de apoio além de vocal principal Nascido em 02/02/1947 em Carmarthen. A maioria das músicas foi composta por Derek, Ray, Kerry e Phil (enquanto esteve no grupo).

A musicalidade do Gentle Giant inspirou a exploração musical. Pelo talento natural, muita prática, ou ambos. Suas composições eram únicas, a musicalidade eclética da banda que tornou-se quase extinta nos tempos modernos, esta espécie musical de músicos seria necessário para salvar a espécie!

Mesmo se você não gosta da música do Gentle Giant em particular, há muito textura, camadas harmônicas, contraponto você pode sempre encontrar algo novo para ouvir, e é por isso repetidas audições são tão agradável

gg1.jpg

DEREK SHULMAN ,...resume como o o rock tem suas facetas e escolhas... É óbvio que gostaríamos de ter sido mais populares e também de ganhar mais dinheiro. Seria uma mentira dizer o contrário. Subseqüentemente descobri estar do outro lado da cerca por muito tempo, e a sorte e os anos que se passaram foram realmente uma parte disso. Nosso tempo devia ter acontecido por volta de 1973, 1975, quando Genesis e outras bandas desse porte abriam nossos shows. A gravadora e os empresários, no entanto, mudaram de idéia, provavelmente nos colocaram de molho, e como todas as coisas, se você perde o barco, ele navega sem você. Porém, nós amamos o que fizemos e no grande esquema das coisas, nós fomos relativamente bem sucedidos, tanto em nossa carreira como banda, como em nossa ‘herança’. Apesar de não termos nos transformado numa entidade internacionalmente conhecida como o Genesis.

Gentle Giant - Entrevista exclusiva com o vocalista Derek Shulman

Gentle Giant - King Alfreds College 1971 - Front.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp //GCosta