viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

TOTÓ LA MOMPOSINA

A Cúmbia é um dos principais marcos da expressão africana na América, já que os "fundadores" foram os descendentes de escravos colombianos vindos da África. A palavra cúmbia vem de cumbé, que significa festa.

File_20111018125138.jpg

Cúmbia é a música típica nacional da Colômbia. De início, surgiu nos guetos das grandes cidades colombianas e logo adquiriu grande popularidade. O ritmo se disseminou por todos, ou quase todos, os países falantes do castelhano na América Latina e, atualmente, é considerado um dos ritmos musicais mais populares no Paraguai e até na Argentina. A etimologia do vocábulo é muito controvertida, sem dúvida as hipóteses mais amplamente aceitas sobre sua origem é que o termo é de origem bantu e deriva de cumbé, ritmo e dança da zona de Mbata, na Guiné Equatorial.

Fantasma cumbia.jpg

A Cúmbia é um dos principais marcos da expressão africana na América, já que os "fundadores" foram os descendentes de escravos colombianos vindos da África. A palavra cúmbia vem de cumbé, que significa festa. É originária da parte alta do vale do Rio Magdalena Colômbia, da zona geográfica denominada, depressão momposina, e mais precisamente da zona correspondente ao país indígena Pocabuy.

Cumbia.jpg

Os africanos que chegaram como escravos a estas regiões, ao contar a história de seus grupos étnicos e aqueles feitos famosos dignos de guardar na memória, se serviam de certos cantos que distinguiam com o nome de "areítos" que queria dizer, "bailar cantando": Pondo no alto as candeias, que era como a lição histórica que, depois de ser ouvida e repetida muitas vezes, ficavam na memória de todos os ouvintes. O centro do círculo era ocupado pelos que davam a lição com o pé do canto e aqueles mais hábeis e peritos no manejo das guacharacas, milhos, tambores e maracas, para entonar com a delicadeza a música dos  cantadores

 Na instrumentação estão os tambores de claro são de origem africano, as maracas, o guache e os pitos (milho e gaitas) de origem indígena, enquanto que os cantos e canções são aportes da poesia espanhola. A forma mais autêntica da cumbia é exclusivamente instrumental, executada e seguida tradicionalmente por o conjunto de tambores: chamador, alegre, tambora, assim como a flauta de milho o as gaitas, macho e hembra, as maracas e el guache.

toto1_lg1.jpg

Sonia Bazanta Vides mais conhecida por "Totó la Momposina" é uma cantora folclore colombiana, que mistura os ritmos tradicionais dos índios sul-americanos com a música afro-latina. Totó nasceu numa família de músicos por várias gerações, numa ilha ao norte do país, chamada Santa Cruz de Mompox, de onde lhe vem a alcunha. Seu pai era um humilde sapateiro, e sua mãe iniciou-a nos ritmos indígenas.

 Formada em História da Arte e da Música pela Sorbonne, começou em França sua carreira musical internacional, sendo mais conhecida no estrangeiro que no seu próprio país. Da imprensa e dos admiradores recebeu a alcunha de "A Diva Descalça" - por jamais usar calçados nos palcos.

                                                   T O T Ó - DOCUMENTÁRIO

                              T O T Ó LA MOMPOSINA - LA MAR DE MUSICAS  CARTAGENA)

Seu grande salto para a fama deu-se em Estocolmo, no ano de 1982, quando se apresentou durante a cerimônia de entrega do Prémio Nobel de Literatura, concedido naquele ao escritor colombiano Gabriel García Márquez.Em 2003 ela realizou, nos estúdios do cantor norte-americano Peter Gabriel, um álbum chamado La Candela Viva, que foi indicado para o Grammy.

A cantora explica seu apelido "Totó", da seguinte forma: "Totó es un nombre que me puso mi mamá desde pequeña, y además es un nombre sonoro que a nadie se le olvida". Tradução livre: Totó é um nome que minha mãe me colocou quando eu era pequena e, além disso, é um nome sonoro que ninguém esquece.

Toto_la_Momposina.jpg

Totó “La Momposina” é considerado um tesouro cultural no país. Desde 1970, ela vem cantando e dançando ao som da música da Costa do Caribe colombiano em palcos de todo o mundo. Seu álbum seminal foi La Candela Vive, que ela gravou com Peter Gabriel em 1993. Foi uma explosão definitiva da mistura vibrante de África, as influências indígenas e espanhóis que compõem o som majestoso. Seu mais recente trabalho musical, Tambolero, é uma releitura do álbum La Candela Vive. Usando alguns dos originais, produtor John Hollis descobriu mais de 20 canções que não tinham sido utilizados para o álbum original. Instrumentos e vozes foram adicionados às faixas originais. Tambolero é mais uma declaração artística definitiva de um artista entrando em seu 75º ano na terra e seu ano 67 como um performer.

Toto.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //GCosta