CAMINHOS DA TERCEIRA IDADE
A terceira idade no Brasil cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões de pessoas nesta faixa etária Em 2025 serão 64 milhões e, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. A sociedade e o melhor idade é um eufemismo frequentemente usado no Brasil para referir-se aos cidadãos pertencentes à chamada terceira idade ou, mais apropriadamente, aos idosos.
1. 17,5% da população brasileira é composta por idosos, correspondendo a 24 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
2. Até 2050, esse número deve chegar a 29%.
3. Entre 1980 e 2013, a expectativa de vida no Brasil aumentou de 62,7 para 73,9 anos.
4. A cidade com maior número de idosos é Coqueiro Baixo, no Rio Grande do Sul – 3 em cada 10 residentes têm mais de 60 anos.
5. Segundo o IBGE, 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho.
6. Em 2013, o rendimento dos idosos no Brasil chegou a 446 bilhões de reais, correspondendo a 21% do total do país.
7. Em uma avaliação sobre a qualidade de vida dos idosos, o Brasil ficou em 56º lugar entre 96 nações, permanecendo atrás de países como Bolívia, Equador e El Salvador. O estudo levou em conta critérios como renda, saúde, educação, emprego e ambiente favorável.
8. Ainda nessa pesquisa, os idosos deram as piores notas para a falta de acessibilidade e transporte, além da crescente violência urbana.
9. Um levantamento feito pela Serasa Experian mostra que metade dos idosos faz parte da classe média. Mas apenas 4,6% vivem com alto padrão de vida.
10. Anualmente, os idosos movimentam, em média, 400 bilhões de reais.
11. Um quinto da população na terceira idade investe mais em viagens agora do que na juventude.
12. No último ano, a inadimplência aumentou 9,10% entre os idosos.
13. 6,8% não conseguem realizar atividades básicas, como comer e se vestir, enquanto 17,3% acham um problema fazer compras e cuidar da rotina dos medicamentos.
14. As principais causas de internação entre os idosos são as doenças do aparelho circulatório, seguidas dos problemas respiratório e digestivos.
15. 81,9% recebem pensão ou outra forma de assistência social.
16. Apenas em 2014, foram feitas 21.178 denúncias de abuso contra idosos.
17. A média de estudo entre a terceira idade é de 3,4 anos.
18. Ainda existem 1,5 milhão de idosos analfabetos.
19. Porém, em cinco anos houve um aumento de 70% nas inscrições de pessoas com mais de 60 anos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), chegando a 5,5 mil inscritos em 2014.
Experimentando o declínio e as deficiências da idade, a pessoa pode encarar o fato como um desafio. Os limites, provações e desgostos atuam como estimulante e incentivo, para acordar forças interiores e poder criativo, que ajudarão a descobrir e desenvolver novas dimensões humanas e transformar a derrota em vitória.
Não gosto da palavra terceira idade , parece um numero finito, não gosto da melhor idade, parece que é um produto a ser consumido como comercial de margarina. Andei pensando e acho que para mim é a Feliz Idade , é o momento onde aprenderemos a não fazer nada, para aprendermos a fazer tudo novamente e melhor.
Chegar acima dos 60 anos, não significa que estamos mortos, mas que a vida nos apresenta novas formas de ser. Somos o que sempre fomos em todas as etapas da vida, significa que faremos é melhorar em relação à vida.Poderemos sempre escolher em sermos felizes ou infelizes. Grande segredo começa na palavra que gosto bastante chamada QUALIDADE DE VIDA, ela resumira o que sempre seremos.
No mundo da feliz idade tem lugar para todos que estão chegando, com todas as tendências comportamentais do planeta... orientações sexuais, orientações religiosas, raça, cor, politica, econômica , social enfim para todos que habitam o mesmo espaço físico da Terra.
Curta mostra a história de 5 amigos que se reunem após a morte de um sexto amigo, para andar de moto atravessando seu país. O grande detalhe, é que todos eles possuem acima de 80 anos e cada um possui seu problema para lidar.