viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

ERIC CLAPTON E JIMI HENDRIX TRIBUTO A ADMIRAÇÃO E AMIZADE

Jimi Hendrix fez uma versão arrasadora de ''Killing Floor'' e deixou a banda Cream impressionada pelo seu jeito de tocar guitarra. Após o show encontraram-se num bar. Depois de beber e filosofar bastante, Jimi disse que admirava Clapton, beijou-lhe as mãos e disse: ''acabei de beijar o mais maravilhoso irmão de alma da Inglaterra''. Era o começo de uma profunda amizade entre ambos.


clapton-is-god.jpg

Eric Patrick Clapton nasceu em Ripley, em 30 de março de 1945 na Inglaterra em meados do final da Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos melhores guitarristas da História do Rock. Apelidado de Slowhand.

Seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado como um dos inovadores na arte da guitarra pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções entre as mais populares de todos os tempos.

Mas o ponto em questão passa por Eric Clapton e e a grande amizade e respeito de Eric com Jimi Hendrix, que reinventou a guitarra, revolucionando a arte de tocar, um gênio da criatividade, mas foi através da musica que aparece a clara demonstração de amizade e afetividade entre os guitarristas e admiração de ambos pelas suas técnicas e grupos como Cream e Jimi Hendrix The Experience.

eric-clapton-guitar-ftr.jpg

As pessoas que gostam de rock têm seus preferidos como, músicos e bandas, no meu caso é Rory Ghallagher mais visceral e mais completo do que Eric Clapton, mas o que esta em nossa reflexão é o nosso respeito pela produção musical, representada pela qualidade como musico e pessoa que conquistou o tempo na sua estrada musical e vida. Afinal admiração e respeito não ocupa espaço, melhor remédio contra a inveja, mesmo nos anos da década de 70 onde o rock, sexo e drogas a trilogia do mal ainda tinha espaço para a reverência e cumplicidade nas relações de amizade isto mostrou Jimi Hendrix e Eric Clapton.

Jimi Hendrix melhor guitarristas que este planeta já teve, inovador da guitarra o numero um, tinha tanto respeito por Eric Patrick Clapton como rezam as lendas, que resolvemos, contar esta historia musical...

1035x742-clapton-1800-1398873470.jpg

“Jimi Hendrix apresentou-se no programa de TV “Lulu Show”“ da BBC. Segundo Mitch Mitchell, havia sido combinado um dueto de Jimi Hendrix com a apresentadora, que iria cantar Hey Joe. Porém, surpreendendo a todos, Hendrix parou Hey Joe no meio e disse: "Vamos acabar com essa bobagem e dedicar um número para meu amigo Eric Clapton e ao Cream".

No final de 1968, o Jimi Hendrix Experience, negava rivalidade sugerida por mídia e órgãos da imprensa entre eles e o Cream (o que sempre foi feito, também, como uma campanha de marketing entre Beatles e Rolling Stones), vinha tocando, em alguns de seus shows, “Sunshine of Your Love”, numa espécie de resposta de Hendrix aos jornalistas, aborrecido com as comparações que vinham fazendo dele com o seu amigo Clapton. Era a reverência do Experience ao Cream, mostrando a todos como eles também se sentiam influenciados pelo trabalho da banda e de como eles a admiravam. No inicio do programa com os primeiros acordes de uma versão instrumental de “Sunshine of Your Love”, que levaram a plateia ao delírio! Saiu tudo ao vivo, levado ao ar para o alarde dos produtores: o palavrão de Hendrix, a cara de constrangimento de Lulu, o público aplaudindo... E tudo isso no canal de TV da circunspecta BBC de Londres! Jimi Hendrix em microfone aberto... “Acho que fomos tirados do ar...”. Está tudo registrado no CD do Jimi Hendrix Experience BBC Sessions, que inclui a apresentação completa da banda no programa daquele dia. Foi, sem dúvida, uma das melhores homenagens que poderiam ser rendidas ao Cream e a Eric Clapton...

14-11-1967a.jpg

TODOS QUERIAM CONHECER JIMI HENDRIX

A única condição que Jimi Hendrix exigia para ir para a Europa, era conhecer pessoalmente Eric Clapton. Clapton e Hendrix foram apresentados por Chas Chandler, baixista dos Animals. Jimi tocou num show do Cream no Polytechnic em 1º de outubro de 1966.

jimi-hendrix-5.jpg

Ele fez uma versão arrasadora de ''Killing Floor'' e deixou a banda impressionada pelo seu jeito de tocar guitarra. Após o show encontraram-se num bar. Depois de beber e filosofar bastante, Jimi disse que admirava Clapton, beijou-lhe as mãos e disse: ''acabei de beijar o mais maravilhoso irmão de alma da Inglaterra''. Era o começo de uma profunda amizade entre ambos.

1280x762.jpg

Hendrix influenciou profundamente Eric, que começou a vestir-se e usar o cabelo como Jimi. Adotou um estilo de tocar mais relaxado. O Cream fez ''Sunshine of Your Love'' em homenagem a Hendrix.

No mundo do rock tem os mais diversos admiradores das mais diversas tendências como os pilotos da guitarra (Satriani, Vai, Malmsteen, Eddie Van Halen, entre muitos), ou pesos pesados (Blackmore, Iommi, Angus Young, a fila segue...) nada contra estilos, Clapton pode ter feito muita loucura na vida e musicalmente em uma determinada época “porcarias”, mas sua forma de tocar revolucionou a configuração de tocar guitarra... em uma das bandas mais famosas seu estilo se faz presente como na banda Yardbirds, verdadeira escola de grandes guitarristas como Jeff Back e Jimmy Page...assim como foi com John Mayall – BluesBreakers ... Mas a sua maior e mais significativa passagem esta presente no CREAM. Eric Clapton é um marco na história da guitarra,... Ouvir "Crossroads" de 1968 é sentir o seu feeling... passando sua fase pop...escutar "Let it Rain",... Em uma das suas fases mais recente e escutar "Five Long Years".

“Crossroads Guitar Festival” é uma série de festivais de música e concertos beneficentes fundadas por Eric Clapton. Os festivais visa beneficiar o Centro Crossroads fundada por Eric Clapton, um centro de tratamento de drogas localizado em Antígua. Os concertos são também uma vitrine para uma variedade de guitarristas.

O primeiro concerto foi realizado em 30 de junho de 1999, no Madison Square Garden, Nova York, e novamente lá em 2013. O concerto 2004 foi realizado no Cotton Bowl, em Dallas, enquanto os festivais de 2007 e 2010 foram realizados no Toyota Park, Bridgeview, Illinois, nos arredores de Chicago.


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious, @obvioushp //GCosta