viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

MARTA GOMEZ A VOZ SUAVE DA AMERICA LATINA

Marta desenha todos os dias as suas canções de nostalgia, com um profundo conteúdo social e humano.


marta gomez.jpg 1.jpg

Estudou na Berklee College of Music depois de receber o prêmio de "Melhor Realização", a cantora e compositora colombiana Marta Gómez, desenvolveu uma carreira artística que classifica como uma das compositoras e artistas mais destacadas da cena musical atual internacional. Marta foi premiada em 2005 pela Billboard Latin Music Awards na categoria Jazz Latino com Paco De Lucia, Gonzalo Rubalcaba e Nestor Torres e foi descrito pela imprensa como uma cantora com uma "voz requintada." O jornal "Los Angeles Times" descreveu como "um talento excepcional, com uma voz sublime.”

Marta Gómez começou sua carreira musical com a idade de quatro anos a cantar no coro do Liceu Benalcázar, na cidade de Cali, Colômbia. No verão de 1999 Marta viajou para Boston para entrar Berklee onde mais tarde recebeu o prémio pela sua composição Alex Ulanowsky "Confession" em 2002. Em 2003, Marta foi escolhida pelo famoso cantor de blues americano Bonnie Raitt para abrir seu show ao lado do vencedor do Grammy John Mayer e mais tarde Marta foi o convidado especial no show da fantástica cantora Argentina Mercedes Sosa. No início de 2004, a jovem cantora e compositora foi incluída pela gravadora Putumayo World Music em sua coleção de cantoras da América Latina juntamente com a peruana Susana Baca, Totó La Momposina e Tania Libertad entre outros shows. A composição sendo o seu centro de foco e compôs mais de 80 canções, Marta ganhou muitas competições neste campo, o mais prestigiado do Projeto SIBL, EUA, que escolheu como a melhor canção em sua canção "Paula Away" é uma canção dedicada à escritora chilena Isabel Allende e Marta teve também a oportunidade de cantar para Allende, em Novembro de 2004, na Califórnia. Esta mesma canção foi incluída em um álbum de Putumayo chamado "Mulheres do Acústico Mundo" (2007) e faz parte da trilha sonora de "Capadocia", produzido pela série da HBO América Latina.

marta gomez.jpg

Marta foi escolhido pela revista colombiana Fucsia como um das cinco mais representativas da cultura Colômbia em 2005. Mais tarde, Marta gravou uma canção chamada "The circle" (círculo) composta pelo cantor e compositor americano Kris Kristofferson. Marta "levou a música a um nível muito alto, onde ele realmente pertence", nas palavras do mesmo Kristofferson.  Sua produção "Entre cada palavra" (2005 Chesky Records) lhe rendeu o título de "Melhor National Mundial-Music Act" de 2006 pelo Boston Phoenix. Sua quinta produção "Musiquita" de Marta trouxe novamente na lista dos dez melhores álbuns do gênero "World Music".

Em "O coração e chapéu", seu sexto álbum, a cantora e compositora é uma homenagem ao grande poeta Federico García Lorca, musicalizando 12 de seus poemas com ritmos folclóricos da América Latina. Divulgando este novo trabalho, ela viajou para Israel (Zappa Jazz Club), Colômbia (Festival de música a partir de Cartagena), Equador (Teatro Sucre), Espanha (Barnasants Festival e do Mar de Música de Murcia) e África do Sul (KKNK Festival). Em entrevista à Rádio Pública Nacional dos Estados Unidos, o jornalista Steve Inskeep disse que admira a capacidade da cantora de "transformar a história dura de seu país na música doce.”

 

martagomez4_large.jpg


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //GCosta