viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

MR. ROBOT DESCOBRE FÉLIX GUATTARI

Os indivíduos devem se tornar a um só tempo solidário e cada vez mais diferente. Felix Guattari.


mr_robot_series_resenha.jpg

Mr. Robot é uma série de televisão dramática americana criada por Sam Esmail. A série começou a ser exibida na USA Network em 24 de junho de 2015. No dia 27 de maio de 2015 ocorreu à estreia piloto em vários serviços on line e de vídeo sob demanda. Antes de a série estrear foi anunciado que ela havia sido renovada para uma segunda temporada. No Brasil a série é exibida pelo canal de assinatura Space.

Elliot (Rami Malek) é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot se vê numa encruzilhada quando o líder (Christian Slater) de um misterioso grupo de hacker o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger. Motivado pelas suas crenças pessoais, ele luta para resistir à chance de destruir os CEOs da multinacional que ele acredita estarem controlando - e destruindo - o mundo.

fc3a9lix-guattari.png

Félix Guattari Villeneuve-les-Sablons, nasceu em Oise, 30 de abril de 1930 e faleceu em Cour-Cheverny, 29 de agosto de 1992 filósofo, psicanalista e militante revolucionário francês praticamente autodidata, que não chegou a cumprir a burocracia de nenhum título universitário, produziu uma grande quantidade de textos, que se relacionou de forma produtiva com muitas das figuras mais importantes das ultimas três duas ou quatro décadas, militou política e ativamente tanto nas organizações tradicionais, como na maioria das alternativas importantes do seu tempo cronológico e foi criador de uma série de movimentos, fundador de uma série de dispositivos políticos que tiveram um papel importantíssimo nas tentativas de transformação do que é o mundo moderno e pós-moderno.

Entre os conceitos e noções criadas por Guattari estão: Transversalidade, Ecosofia, Caosmose, Desterritorialização, Ritornelo, Singularidade, Produção de Subjetividade, Capitalismo Mundial Integrado, etc. Teorizou também sobre a questão da transdisciplinaridade, do desejo, das instituições e foi, juntamente com Deleuze, o mais profundo crítico da Psicanálise que, segundo Michel Foucault tratava-se de um inimigo tático, ao passo que o seu inimigo estratégico seria o poder, o fascismo. A partir desta crítica, criou, em intercessão com Gilles Deleuze o que chamou de Esquizoanálise (e Cartografia e Pragmática Menor). Atuou e teorizou nos temas da homossexualidade, chegando a ser preso por seus pronunciamentos e escrito -, travestilidade, feminismo, anticolonialismo e outros movimentos minoritários, além das temáticas anarquistas e comunistas.

sam-esmail-hed-2015.jpg

Sam Esmail nascido em 17 setembro, 1977, egípcio-americano escritor, diretor e produtor. Ele é o criador e escritor principal do programa de TV Mr. Robot. Esmail nasceu em Hoboken, New Jersey. Ele é de ascendência egípcia. Enquanto frequentava a Universidade de Nova York, ele trabalhou em seu laboratório de computação antes de ser colocado em liberdade condicional acadêmica por um incidente...

mrrobot_show_2560x1440.jpg

Como um exercício de ficção acreditaremos que Sam Esmail cria a sua imagem e semelhança e da vida a Mr. Robot, depois de acessar em seu computador e descobre a identidade de Felix Guatarri e vai observando e vai lendo lentamente e absorvendo “AS TRÊS ECOLOGIAS” nas relações do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana, manifestando sua indignação perante um mundo que se deteriora lentamente. MR ROBOT descobre no livro “AS TRÊS ECOLOGIAS” a designação para traduzir - se em cyberpunk como na ficção científica com um futuro cenário, conhecido por seu foco em "alta tecnologia e baixa vida" aspectos da nossa sociedade. Ele possui tecnologia avançada e ciência, como tecnologia da informação e cibernética, juntamente com um grau de avaria ou mudança radical na ordem social. Sam Esmail encontra em Mr. Robot a sua extensão em Feliz Guatarri e transformando-se em um cyberpunk que observa o conflito entre inteligências artificiais, e megacorporações, e tendem a ser ambientado em um futuro bem presente na Terra, ao registrar três ecologias - a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana, vai manifestando a sua indignação perante um mundo que se deteriora lentamente.

MR ROBOT DESCOBRE “AS TRÊS ECOLOGIAS”

felix-guattari-as-trs-ecologias-livro-ed-papirus-149901-MLB20441867642_102015-F.jpg

"O que está em questão é a maneira de viver daqui em diante sobre o planeta, no contexto da aceleração das mutações técnico-científicas e do considerável crescimento demográfico. Em virtude do contínuo desenvolvimento do trabalho maquínico, redobrado pela revolução informática, as forças produtivas vão tornar disponível uma quantidade cada vez maior do tempo de atividade humana potencial. Mas com que finalidade? A do desemprego, da marginalidade opressiva, da solidão, da ociosidade, da angústia, da neurose, ou a da cultura, da criação, da pesquisa, da reinvenção do meio ambiente, do enriquecimento dos modos de vida e de sensibilidade?"

Não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais. Essa revolução deverá concernir, portanto, não só às relações de forças visíveis em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, de inteligência e de desejo. Uma finalidade do trabalho social regulada de maneira unívoca por uma economia de lucro e por relações de poder só pode, no momento, levar a dramáticos impasses o que fica manifesto no absurdo das tutelas econômicas que pesam sobre o Terceiro Mundo e conduzem algumas de suas regiões a uma pauperização absoluta e irreversível; fica igualmente evidente em países como a França, onde a proliferação de centrais nucleares faz pesar o risco das possíveis consequências de acidentes.

Através de cada um desses exemplos, encontra-se o mesmo questionamento dos modos dominantes de valorização das atividades humanas, a saber: 1. o do império de um mercado mundial que lamina os sistemas particulares de valor, que coloca num mesmo plano de equivalência os bens materiais, os bens culturais, as áreas naturais etc.:

2. o que coloca o conjunto das relações sociais e das relações internacionais sob a direção das máquinas policiais e militares.

MR. ROBOT PARA QUEM GOSTA DE SERIES DE TV É UM BOM DESAFIO..., “AS TRÊS ECOLOGIAS” PARA QUEM GOSTA DE LER É UM DESAFIO MAIOR AINDA...

8b09cea927487d913818685dfffd9084.jpg

Assistir - Mr. Robot - Todas as Temporadas - Dublado / Legendado Online


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //GCosta