viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

A SERPENTE URBANA CHAMADA MINHOCÃO

Cicatriz Urbana...a necessidade de refletir a cidade como ato continuo


melhoramento da cidade.jpg Construído em apenas 11 meses, foi entregue pelo então prefeito biônico Paulo Maluf em 25 janeiro de 1971 como presente de aniversário para a cidade de São Paulo. Presente de grego? Para muitos, sim. Originalmente havia sido concebido na gestão do prefeito Faria Lima (em meados de 1960). Mas, os estudos revelaram que o impacto urbanístico seria desastroso e muito mais prejudicial do que a falta de alternativas de tráfego, e por isso foi engavetado.

minhoca.jpg

Minhocão, localiza-se na cidade de São Paulo na área central... Boa parte da minha adolescência e juventude , convivi com este monstro de concreto que simplesmente foi uma imposição infeliz do que podemos chamar de implantação do sistema de engenharia de trafego no período do Prefeito Paulo Maluf versus a questão do desenho e planejamento urbano, época onde a imposição politica se fazia presente, vide o seu nome Elevado Costa e Silva, quem realizou e para quem foi o homenageado, significa que seu desmonte, pode significar para alguns que estaremos removendo a sua historia deste período negro, da nossa historiografia urbana, no caso este pequeno detalhe, mas sim lembrar que podemos muito mais, enquanto resultados mais positivos para a busca da qualidade urbana... Minhocão significou a morte prematura de bairros que estavam no seu eixo urbanístico, ocasionando a destruição do tecido urbano.

Recordar situações como o desaparecimento da Vila da Frederico Steidel que se conectava com Rua Ana Cintra, que simplesmente desapareceu do contexto urbano. Chegou a hora de saber a nossa real capacidade de projetar através do desenho urbano com qualidade recuperar uma parcela do eixo original e tradicional Avenida São João e Amaral Gurgel, dando-lhe, luz e a vida no contexto urbano.

A manutenção do Minhocão é um manter um erro urbano e uma estrutura cômoda e infeliz do final do Sec.XX. Poderemos buscar muito mais em relação ao inicio do Sec.XXI como soluções urbanas, em resgatar o urbanismo de qualidade assim como a valorização da vida urbana nas cidades. A questão não passa pelos happenings de fins de semana, mas sim de uma boa parte do dia a dia dos paulistanos. Vamos deixar a luz entrar estabelecer que a cidade precisa do sol para se energizar, este trecho em que a vida urbana que durante estes anos viveu no subterrâneos desta estrutura.

A necessidade da reflexão de um projeto que não seja imediatista, mas que estabeleça a memoria histórica do porque da sua existência. Tenho 62 anos e 40 anos de profissão como arquiteto, vi esta aberração urbanística eliminar gradativamente e silenciosamente de forma imperceptível a vida urbana da região. Requalificar e revitalizar valorizar certas áreas pressupõem medidas mais severas com projetos maduros e reflexões mais consequentes, a demolição é necessária com objetivo de requalificar o tecido urbano.

Não podemos pensar que a manutenção do Minhocão é um brinquedo de maquete eletrônica, onde tudo será fantasioso e lindo com pessoas circulando felizes a cantar, mas sim estabelecer a questão da urbanidade. A imagem da cidade depende de sua forma de crescimento que pode ser caótico ou ordenado, e isso se reflete também de modo extraordinário no modo de vida das pessoas, que precisam reconhecer-se naquilo que veem.

minhocaosaopaulocarlosseverofotospublicas.jpg

Václav Havel escritor checo disse: A falta de interesse pelas fachadas, pela imagem da cidade, é um elemento erosivo que corrói também os ser humano por dentro. Uma cidade sem justiça equitativa pode ter a beleza que quiser, nunca será capaz de desenvolver uma cultura verdadeiramente urbana. Pessoas que prejudicam a comunidade ou que a relegam ao abandono acabam prejudicando a si mesmas, entrando elas próprias numa espécie de processo de deterioração. Por isso atribuo à comunidade urbana tanta importância para o desenvolvimento cultural.


Geraldo

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious //Geraldo
Site Meter