viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

ALEXIS KORNER ...PAI DO BLUES BRITÂNICO

Alexis Andrew Nicholas Koerner tem sido referendando como "um dos fundadores do blues britânico ". A grande influência no som da cena musical britânica na década de 1960, Korner foi fundamental para reunir vários músicos de blues ingleses.

Imagen Thumbnail para AlexisKorner.jpg

Korner na sua juventude estava ouvindo um registro do pianista Jimmy Yancey durante uma incursão aérea alemã. Korner disse: " tudo o que eu queria fazer era tocar o blues".

Jimmy Yancey.jpg

Korner e Cyril Davies e começaram a tocar juntos como um duo de blues em Londres no Barrelhouse Club em 1955 e fez seu primeiro disco juntos em 1957. Korner apresentou a geração da época, muitos bluesman americanos, praticamente desconhecidos na Grã-Bretanha. Em 1961, Korner e Davies formaram a Blues Incorporated, inicialmente um grupo de músicos compartilhado o blues e R & B. O grupo incluiu, em várias ocasiões, Charlie Watts, Jack Bruce, Ginger Baker, Long John Baldry, Graham Bond, Danny Thompson e Dick Heckstall-Smith. Também atraiu uma geração de fãs mais jovens, alguns dos quais ocasionalmente se apresentaram com o grupo, incluindo Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Geoff Bradford, Rod Stewart, John Mayall e Jimmy Page.

Cyril Davies deixa o grupo no final de 1962, mas a Blues Incorporated continuou a gravar, com Korner, até 1966 que influenciou uma geração de seus seguidores de uma só vez, como os componentes dos Rolling Stones e Cream.

Korner fosse um purista de blues, criticou os músicos de blues britânicos mais conhecidos durante o boom dos blues do final dos anos 1960 por sua adesão cega ao blues de Chicago, como se a música não tivesse outra forma. Ele gostava de se cercar de músicos de jazz e muitas vezes se apresentava com músicos como Art Themen, Mel Collins, Dick Heckstall-Smith, Lol Coxhill, Dick Morrissey, John Surman e Mike Zwerin.m 17 de outubro de 1967, Korner entrevistou Jimi Hendrix para o programa de rádio BBC Top Gear. Algumas dessas faixas, incluindo o áudio do próprio Korner, aparecem nas sessões da BBC do Double-CD de Hendrix, incluindo Korner tocando violão em “ Hoochie Coochie Man ".

Enquanto realizava tour na Escandinávia, formou a banda New Church com o guitarrista e cantor Peter Thorup. Posteriormente, foi uma das bandas de suporte dos Rolling Stones no Free Concert em Hyde Park, Londres, em 5 de julho de 1969. Jimmy Page um dos seguidores de Korner, descobriu que havia um novo cantor, Robert Plant, que cantava com Korner. Robert Plant e Korner estavam gravando um álbum com Plant no vocal até que  Page lhe pedisse que ele se juntasse aos "New Yardbirds ", que depois se transformaria na lendária Led Zeppelin. Deste período da gravação com Robert Plant e Korner, apenas duas músicas estão em circulação: "Steal Away" e "Operator".

KORNER E PETER THORUP EM BREMEN

Korner e Peter Thorup.jpg

Em 1970, Korner e Thorup formaram a banda, CCS - abreviação de "The Collective Consciousness Society" - que teve vários singles de sucesso produzidos por Mickie Most, incluindo uma versão do " Whole Lotta Love " do Led Zeppelin, que foi usado como o tema do Top of the Pops da BBC entre 1971 e 1981. Outro instrumental chamado "Brother" foi usado como tema para a BBC Radio 1 Top 20/40 quando Tom Browne / Simon Bates apresentaram o programa na década de 1970. Também foi usado na década de 1990 na Rádio Luxemburgo para o Top 20 Singles. Este foi o período do maior sucesso comercial da Korner no Reino Unido.

KORNER COM SNAPE

Imagen Thumbnail para Korner com Snape.jpg

Korner e Peter Thorup em 1973, formaram outro grupo, Snape, com Boz Burrell, Mel Collins e Ian Wallace, que anteriormente estavam no King Crimson. Korner também tocou no álbum BB King’s In London. Seu álbum Get Off My Cloud , participaram Keith Richards , Steve Marriott , Peter Frampton , Nicky Hopkins e músicos da Joe Cocker 's Grease Band . Em meados da década de 1970, enquanto visitava a Alemanha, Korner estabeleceu uma intensa relação de trabalho com o baixista Colin Hodgkinson.

Na década de 1970, a principal carreira da Korner estava no seu programa de radio. Em 1973, apresentou um documentário em 6 partes na BBC Radio 1, The Rolling Stones Story. Em 1977, apresentava um programa de blues e soul da noite de domingo na Rádio 1, Blues e Soul Show de Alexis Korner, até 1981. Em 1978, para comemorar seus 50 anos de aniversário Korner, realizou um concerto com muitos dos seus amigos, como Eric Clapton, Paul Jones, Chris Farlowe, Zoot Money e outros, como registro foi lançado o The Party Album.

Em 1981, Korner formou o Rocket 88, um projeto liderado por Ian Stewart com base no boogie-woogie, que inclui Jack Bruce e Charlie Watts. Eles realizaram um tour pela Europa e período lançaram um álbum pelo selo Atlantic Records. Ele tocou na Itália com Paul Jones e a Blues Society do italiano bluesman Guido Toffoletti.m 1950, Korner morreu de câncer com 55 anos, em 1 de janeiro de 1984.

Alexis Korner Documentario


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //GCosta