viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

CRONICAS MUSICAIS NO ESPAÇO URBANO I

O processo de urbanização, principalmente nos países em desenvolvimento, é uma das mais agressivas formas de relacionamento entre o homem e o meio ambiente. As cidades antigas eram menores, mais harmônicas e, mesmo quando erguidas em locais ambientalmente inadequados, agrediam menos o meio ambiente.


CRONICAS MUSICAIS NO ESPAÇO URBANO.jpg

Em 10/07/01 o Jornal do Brasil á meia noite com lonas e lençóis e pedaços de madeira.Menos de seis horas depois, estava criada a mais recente favela carioca com aproximadamente 5 mil pessoas A invasão começou à meia-noite do último dia 21. Às 6h, cerca de 650 barracos estavam de pé. Fugindo da fome, Silma Maria Santos Silva, de 42 anos, saiu do Maranhão em 1984 rumo ao Rio de Janeiro.Em1966, uma enchente levou o que tinha construído.Alugou um quarto por R$ 180,00, mas ficou desempregada e teve que entregar o imóvel.No dia seguinte, com um serrote na mão.Colocava de pé seu novo lar.Silma e outras 5 mil pessoas ocuparam dois terrenos particulares em Jacarepaguá, com quase 10.000 m².Precariamente fincadas no chão com pedaços de madeira e cobertas com plástico preto e lençóis, as “construções” chegam a criar a mais nova favela já nasceu com nome - Comunidade Novo Rio.

Passados todos estes anos o abandono se mantem,perdido no espaço e na memoria urbana destas pessoas,onde a unica informação esta em uma noticia que se perdeu no tempo...

Nesta situação, só programas de longo prazo prevendo investimentos de peso na melhoria dos transportes urbanos e interferindo no processo de produção industrial obtêm resultado significativo. Felizmente, várias medidas estão sendo postas em prática, como a ampliação da rede metroviária, utilização do gás natural em substituição ao óleo combustível nas indústrias e nas centrais elétricas da cidade, a redução das impurezas dos derivados de petróleo, a eliminação do chumbo na gasolina, o plantio de árvores no vale, uma vez que as plantas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, a proteção de mananciais de abastecimento d'água e do lençol freático, o controle do nível de emissão dos veículos automotores, a fixação de níveis máximos para as emissões industriais. Deve-se lembrar que todas essas medidas são caras, mas inevitáveis.

No futuro, os desequilíbrios ambientais e o consumo perdulário poderão privar a humanidade de um bem essencial à vida: a água. Um levantamento da Organização das Nações Unidas estima que esse poderá ser o recurso natural mais escasso no próximo século.


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //GCosta