CRONICAS MUSICAIS NO ESPAÇO URBANO II
AMÉRICA, AMERICA, AMERICA LATINA
Na América Latina o comercio e investimentos foram incapazes de colaborarem com o crescimento dos países da região. América Latina e Caribe cresceram as médias anuais de 20,7%, metades da média registradas entre 1945 e 1980, o aumento das exportações foi um dos mais pobres da história.O Brasil teve crescimento muito abaixo nessa década e até 1998, o crescimento das exportações foi um dos piores da sua história.
O Banco Mundial, mostra que os paises pobres correm o risco de não atingirem a Metas de desenvolvimento do Milênio, que tem por objetivo reduzir em 50% a pobreza mundial que era até 2015 e fomentar importantes melhorias em educação, igualitarismo entre homens e mulheres, saúde publica e em superar a fome a degradação do ambiente.
O quadro sombrio da miséria humana em diversas frentes e identifica os desafios com que se defronta a comunidade internacional nos próximos anos.Em todo o mundo, 1,2 bilhões de pessoas vivem com US$ 1 por dia; 2,4 bilhões de pessoas não dispõem de sistemas de saneamento adequados; e uma em cada três pessoas no mundo em desenvolvimento não sabem ler ou escrever.
As metas foram revistas , onde o objetivo era reduzir em 50% a pobreza mundial pelo Banco Mundia de 2015 uma instituição que é antitese ao crescimento economico e desenvolvimento dos países em pré busca de independencia economica.
No processo de colonização, os espanhóis e portugueses usaram mão-de-obra escrava de origem africana em quase todas as colônias. As terras dos índios foram tomadas a força e a cultura europeia imposta aos nativos.
Durante toda fase colonial ocorreram várias rebeliões e movimentos emancipacionistas, que foram reprimidos como violência pelas metrópoles. Estes países obtiveram somente no século XIX a independência, porém os problemas sociais se mantiveram por muito tempo.
Os países latino-americanos mais ricos são Brasil, México e Argentina. Considerados emergentes, a economia destes três países corresponde a, aproximadamente, 75% do PIB dos países da América Latina.
- No geral, são países dependentes da exportação de commodities agrícolas e minerais. Brasil, Argentina, México e Chile se destacam também na produção e exportação de manufaturados, pois possuem uma boa base industrial.
- Na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda. Há exceção é Cuba, que possui economia socialista e a desigualdade não é tão significativa, embora também exista.
- Quase a totalidade dos países é capitalista (exceto Cuba), que seguem os fundamentos da economia de mercado.
- As moedas mais fortes da América Latina são: Real do Brasil, Peso da Argentina e Peso do México.