viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

Desastre Ambiental de Barcarena e o Vazamento de Bauxita

Como aconteceu na tragédia no Rio Doce em Mariana, MG, em novembro de 2015, lideranças comunitárias estão acompanhando as equipes que dar apoio às famílias mais prejudicadas. A principal força-tarefa ocorre nas comunidades Bom Fut... A principal força-tarefa ocorre nas comunidades Bom Futuro, Burajuba e Vila Nova, onde estão as famílias mais atingidas pela contaminação da água.... A história se repete...sem culpados ou responsaveis


barcarena-hydro (1).jpg

Município de Barcarena, nordeste do Pará, enfrenta uma contaminação de alcance ainda não determinado provocado pelo vazamento de rejeitos de bauxita vindos da barragem da mineradora Norks Hydro, empresa norueguesa instalada na região.

Caripi_Barcarena_1.JPG

Após a denúncia da população e diversas negativas da mineradora e de fiscalizações da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, um laudo do Instituto Evandro Chagas constatou o vazamento de rejeitos e a presença de diversos metais pesados, inclusive de chumbo, em comunidades ribeirinhas. Para o Governo do Estado, o vazamento ocorreu devido as fortes chuvas do período. Já para o procurador da República Bruno Valente, a mineradora tem histórico de crimes ambientais na região e nunca pagou indenizações às famílias afetadas.

barcarena.jpg

Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou o resultado do laudo, confirmando a contaminação em diversas áreas de Barcarena provocada pelo vazamento das barragens da Norks Hydro. A perícia flagrou um duto clandestino na mineradora que conduzia resíduos poluentes para o igarapé da região. Contaminando o meio ambiente e chegando às comunidades na vila Bom Futuro, os índices de sódio, nitrato e alumínio estavam acima do permitido, além do PH estar no nível 10 - extremamente abrasivo e nocivo aos seres vivos.

barcarena-hydro.jpg 1.jpg

De acordo com o laudo do IEC, a análise revela um nível alto de chumbo, que, com o consumo contínuo, pode gerar câncer. "Essa contaminação é nociva às comunidades que utilizam os igarapés e rios em busca de alimento e lazer", alertou o pesquisador do IEC, Marcelo de Oliveira Lima.

barcarena-hydro.jpg 3.jpg

Norks Hydro negou vazamento de barragem de rejeitos em Barcarena. De acordo com Domingos Campos, diretor de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social da Hydro, mesmo com a chuva forte, “a barragem se manteve firme, intacta e sem vazamentos”. Sobre a coloração da água que tomou conta das ruas de comunidades da região, Domingos Campos alegou que “o solo da área é composto pelo mesmo elemento químico presente nas barragens de rejeitos, o que teria causado a preocupação dos moradores com a mistura envolvendo chuva e alagamento”.

destaque-487530-aguacontaminada.jpg

Barcarena é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião Metropolitana de Belém. Localiza-se no norte brasileiro. Área: 1.310 km² Elevação: 15 m População: 121 190 hab. IBGE/2017 Região metropolitana: Belém Fundação: 10 de maio de 1897 Aniversário: 30 de dezembro

hydro-noruega2.png

Norway_Scenery_Mountains_483006.jpg

A Noruega, localizada na Escandinávia, lugar belíssimo. Sua população exibe um dos mais altos IDH no mundo mostra o paraíso da igualdade, o melhor lugar do mundo para ser mãe, onde estão as prisões mais humanas do mundo e por aí vai. Um verdadeiro Éden. Mas para que os noruegueses possam ter essa vida boa, a riqueza tem que vir de algum lugar. Suas multinacionais estão espalhadas pela Terra. No Brasil, uma estatal nórdica acaba de arrebatar parte de nosso pré-sal. A maior produtora de alumínio do mundo encontra-se no Pará, mais precisamente em Barcarena. Trata-se da Norks Hydro que opera há anos com benefícios fiscais generosos e energia hidroelétrica barata vinda diretamente de Tucuruí. Enriquecem, distribuem seus lucros com o povo norueguês, e o que deixam por aqui? Nada,... apenas miséria e um meio ambiente envenenado, denúncias que agora se tornam um escândalo nacional e talvez fique por aí...no vale tudo do país,onde provavelmente a velha chantagem, sera apresentada , com o seguinte memorando, ...Iremos embora assim como os empregos...e a miseravel população provavelmente ficara refem,desta situação, assim provavelmente como a Samarco Mineração S.A.,mineradora brasileira fundada em 1977 e atualmente controlada através de uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, cada uma com 50% das ações da empresa.,e desta forma quem sabe se realizou a contrapartida. A empresa já foi multada por grave crime ambiental e nunca pagou as multas. Contestou na justiça que, nesses casos, sempre anda a passos de cágado. Enquanto isso, o povo ribeirinho sofre e morre com o descaso da Hydro e do Poder Público, esperando, ilusoriamente, o dia em que nos tornaremos a grande Noruega.

Norway_Scenery_Mountains_483006.jpg1.jpg

A humanidade sempre procurou inventar e aperfeiçoar instrumentos e atividades para melhorar sua condição de vida. Ousando constantemente, a tecnologia, durante todo o processo histórico do homem “civilizado”, foi seu principal objetivo. Todavia, deu as costas para aquilo que já nasceu perfeito e do qual depende: o meio ambiente.

Antonio Néres


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// //GCosta