viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

Jeff Beck - Truth - 1968

No final dos anos 60, o aluno dos Yardbirds, Jeff Beck, formou o Jeff Beck Group e Truth é o álbum de estréia, lançado em 1968 no Reino Unido.


jeffbeck-truth1.jpg

Depois de deixar o Yardbirds no final de 1966, Jeff Beck havia lançado três singles comerciais, dois em 1967 com sigo mesmo nos vocais, e um sem vocais em 1968. Todos tinham sido sucesso nas paradas de singles do Reino Unido, e todas foram caracterizados por canções voltadas à parada pop no lado A a mando do produtor Mickie Most. Números com base em blues e rock mais pesado foram destaque no lado-B, e para a música no álbum, Beck optou por buscar o último curso.

jeff-beck-miami-heat-godfather-records-1.jpg

As sessões de gravação para o álbum ocorreram durante quatro dias, 14-15 de maio e 25-26 de maio de 1968. Nove faixas ecléticas foram tomadas a partir dessas sessões, incluindo covers de "Ol' Man River", de Jerome Kern, a melodia "Greensleeves" do período Tudor, e "Morning Dew" de Bonnie Dobson, um single hit de 1966 de Tim Rose. Beck reconheceu dois gigantes do Chicago blues em canções de Willie Dixon — Muddy Waters "You Shook Me" e "I Ain't Superstitious" de Howlin' Wolf. O álbum começou com uma música da antiga banda de Beck, "Shapes of Things". Três exemplares foram creditados como "Jeffrey Rod", um pseudônimo para Beck e Stewart, todas as regravações de canções de blues anteriores: "Let Me Love You", a canção de mesmo título de Buddy Guy; "Rock My Plimsoul" de "Rock Me Baby", de B. B. King; e "Blues Deluxe" semelhante a uma outra canção de B. B. King, "Gambler's Blues". "Plimsoul" já havia sido gravada para o lado-B do single "Tallyman" de 1967, e a décima faixa, um instrumental com Jimmy Page, John Paul Jones, Keith Moon, e o futuro pianista do Jeff Beck Group Nicky Hopkins, "Beck's Bolero" , tinha sido editada e remixada como estéreo do lado-B anterior para "Hi Ho Silver Lining". Devido a conflitos contratuais, Moon tinha sido creditado no álbum original, como "You Know Who".

jeffbeck-truth3.jpg

Truth é considerado um trabalho seminal do heavy metal por causa de seu uso de blues em direção a uma abordagem hard rock.Tom Scholz do Boston listou-o como o seu álbum favorito na revista on-line da Gibson, afirmando: "Eu conheci o álbum Truth do Jeff Beck de dentro para fora ..." O título do álbum inspirou o nome da banda de Iowa Truth and Janey. O guitarrista de blues Joe Bonamassa gravou uma versão de estúdio de "Blues Deluxe" em seu álbum homônimo Blues Deluxe, de 2003, e gravou versões ao vivo no Live at Rockpalast (2005) e Live from the Royal Albert Hall (2009).

jeffbeck-truth44.jpg

Em 10 de outubro de 2006, a Legacy Recordings remasterizou e relançou o álbum em um CD com oito faixas bônus. Foram incluídas tomadas de "You Shook Me" e "Blues Deluxe", este último sem o overdub dos aplausos, e as seis faixas que compõem os três singles do cantor. O lado B do single "Love Is Blue", de 1968, "I've Been Drinking", foi outro especial de "Jeffrey Rod", desta vez a reconfiguração da música "Drinking Again" de Johnny Mercer.

Em 29 de julho de 1968, Jeff Beck, e Truth. O álbum foi um milagre de fúria e beleza bizarra, um testemunho de um guitarrista de 24 anos que, ao longo de 10 faixas e cerca de 40 minutos, de blues e modificou R & B para psicodélicamente que influenciariam o rock, o clássico e até mesmo um pouco de instrumentalismo de heavy metal. Com a verdade, lançado apenas alguns meses antes da estreia do Led Zeppelin . Jeff Beck, Rod Stewart, o baixista Ronnie Wood e o baterista Mickey Waller (a banda central) fizeram um álbum que se tornaria a bíblia de todos os guitarristas de todo o disco rígido. Para o guitarrista, chegava o momento para o Jeff Beck Group : "Nós decidimos que era hora de gravarmos alguns dos lixo que estávamos tocando no palco. E não tivemos um álbum. "

Com o lançamento de Electric Ladyland da Hendrix , Cream's Wheels Of Fire , Free's Tons Of Sobs , Stones ' Beggars Banquet e The Beatles' Seminal White Album , 1968 foi um ano decisivo para a música rock. A Grã-Bretanha era um terreno fértil para músicos de mentalidade semelhante. O rock em sua nova fase elétrica estava em sua infância, e as pessoas estavam dispostas a abraçar os ousados e os diferentes.


GCosta

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// //GCosta