viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

A SENSIBILIDADE DA MÚSICA FOLCLÓRICA DA ANATOLIA

A música desempenha indubitavelmente um papel vital entre os inúmeros modos nos quais nos «relocamos» a nós próprios.


bas-relevo-de-pedra-antigo-do-período-atrasado-do-hittite-65911102.jpg

 

A música folclórica turca é sem dúvida uma tradição oriental e modal. Para simplificar, podemos dizer que é uma combinação única de elementos nômades trazidos da Ásia Central e as tradições dos habitantes gregos, armênios e curdos da Anatólia, cuja presença ali antecede a dos turcos, bem como elementos eslavos e árabes.

Existem grandes diferenças em relação a estilos de canto, trajes e danças entre as diversas regiões e sub-regiões. Além disso, as mudanças estruturais demográficas por motivos políticos,assim como muitas ondas de imigração para a Anatólia nos últimos 150 anos têm afetado significativamente o folclore anatoliano.

“A música desempenha indubitavelmente um papel vital entre os inúmeros modos nos quais nos «relocamos» a nós próprios. O evento musical, desde as danças colectivas até ao simples ato de colocar uma cassete ou um CD numa máquina, evoca e organiza memórias colectivas e experiências presentes de lugar com uma intensidade, poder e simplicidade inatingíveis por outra atividade social.Os «lugares» construídos através da música envolvem noções de diferença e fronteira social”

Stokes, M. (1997), “Introduction: Ethnicity, Identity and Music”, in Stokes, M. (org.),The Musical Construction of Place, Oxford: Berg, pp.1-28.


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //Geraldo Costa