Frank Zappa fantasticamente singular
Sua música não fosse desafiadora o suficiente, ele a cobriu de letras e títulos de músicas altamente satíricos e, às vezes, abstratamente engraçados, que o marcaram como saindo de uma provocadora tradição literária que incluía poetas de Beat como Allen Ginsberg e comediantes ousados comoLenny Bruce . Nominalmente, ele era um músico popular, mas suas gravações raramente ganhavam airplay ou vendas significativas, mas ele foi capaz de ganhar o controle de seu trabalho gravado e divulgá-lo com sucesso através de suas próprias gravadoras enquanto fazia turnê internacional, em parte por causa do respeito que ganhou de um culto dedicado de fãs e muitos músicos sérios, e também porque ele era um porta-voz articulado que se promoveu em uma estrela da mídia por meio de extensas entrevistas que considerou parte do seu esforço criativo, assim como sua música.
The Mothers of Invention, o grupo dos anos 60 que ele liderou, muitas vezes pareciam oferecer uma paródia da música popular e da contracultura (embora ele afetasse cabelos longos e jeans, Zappa abertamente desprezava os hippies e o uso de drogas). Nos anos 80, ele estava testemunhando perante o Congresso em oposição à censura (e editando seu testemunho em um de seus álbuns). Mas esses lados cômicos e sérios eram complementares, não contraditórios. Na declaração e na prática, Zappa era um defensor iconoclasta da expressão mais livre possível de idéias. E acima de tudo, ele era um compositor muito mais ambicioso do que qualquer outro músico de rock de sua época e a maioria dos músicos clássicos também.
Zappa nasceu Frank Vincent Zappa em Baltimore, MD, em 21 de dezembro de 1940. Durante a maior parte de sua vida, ele teve a impressão equivocada de ter sido nomeado exatamente por seu pai, um imigrante siciliano que era professor do ensino médio na escola. época do nascimento de seu filho, que ele era "Francis Vincent Zappa, Jr." Foi o que ele disse aos entrevistadores, e foi amplamente relatado. Somente muitos anos depois Zappa examinou sua certidão de nascimento e descobriu que, de fato, seu primeiro nome era Frank , não Francis.
Em dezembro de 1951, eles se mudaram para a Califórnia quando o pai de Zappa conseguiu um emprego ensinando metalurgia na Escola de Pós-Graduação Naval em Monterey. No mesmo ano, Zappa demonstrou interesse em se tornar músico, ingressar na banda da escola e tocar violão. Ele se tornou particularmente atraído pelo R&B, ingressando em uma banda como baterista em 1955. Simultaneamente, ele se tornou um fã de música clássica de vanguarda, particularmente o trabalho de Edgard Varèse . Depois de terminar o colegial, Zappa estudava música em várias faculdades locais. Ele também mudou para tocar violão.
Após a morte de Zappa , sua viúva vendeu seu catálogo existente diretamente para a Rykodisc. Mas, como artistas de rock bem estabelecidos como o Grateful Dead , ele havia produzido um tremendo arquivo de estúdio e gravações ao vivo que Gail Zappa foi capaz de montar em álbuns póstumos para suas legiões de fãs. O primeiro deles foi o ambicioso Civilization Phaze III , no qual Zappa estava trabalhando no período até sua morte, lançado em dezembro de 1994, e outros álbuns, contendo shows ou outro material, também apareceram, juntamente com versões expandidas de versões anteriores. álbuns lançados como Freak Out! Décadas após Zappa .Na morte, esse fluxo de lançamentos não mostrou evidências de interrupção, desde que os fãs da Zappa estivessem interessados em comprar.
Fonte Frank Zappa Biografia William Ruhlmann