viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas...

João Bosco e o Álbum Cabeça de Nego

Cabeça de Nego é um álbum de estúdio de João Bosco de Freitas Mucci lançado em 1986 , mais conhecido como João Bosco, cantor, violonista e compositor brasileiro.


joo-bosco-cabeca-de-nego.jpg00.jpg

João Bosco é o maior engenheiro civil que se tornou cantor compositor na história da música popular brasileira. Ele se formou em 1972, mas desde então vem se concentrando em se tornar um dos compositores mais formidáveis ​​do Brasil. Durante a maior parte de sua carreira inicial, ele forneceu a Elis Regina alguns de seus melhores materiais; Pode-se dizer que cada um fez a carreira do outro, mas desde a sua morte, Bosco entrou na ribalta com grande autoridade e é uma das figuras mais importantes da música brasileira há décadas.

Nascido em Ponte Nova em 1946, Bosco cortou os dentes da música numa família em que a música era tão importante quanto comer e dormir. Sua mãe era uma violinista talentosa, seu pai cantor de samba, sua irmã pianista de concerto e seu irmão compositor. Enquanto frequentava a Universidade de Ouro Preto, ele mergulhou no jazz americano ( Miles Davis em particular) e no som da bossa nova de João Gilberto e Antonio Carlos Jobim , foi também na universidade que conheceu o letrista Vinicius de Moraes , que contribuiu com suas letras elegantes e poéticas. à música de Bosco .

Nos anos 70, Bosco se envolveu musicalmente com Aldir Blanc , um psiquiatra que decidiu abandonar sua prática para se tornar um letrista. Espirituoso, surreal, às vezes pretensioso, mas na maior parte das vezes extremamente inteligente, Blanc tornou-se o contraste perfeito para Bosco e os dois trabalhariam juntos, com bastante sucesso, até meados dos anos 80.

FestivalA ascensão profissional de Bosco coincidiu aproximadamente com a ditadura militar do Brasil, que durou de 1964 a 1985, e seu trabalho, até mesmo a mais inofensiva canção de amor, era freqüentemente censurado. Como ele notou em uma entrevista no início dos anos 90, "Tudo o que você compôs ou cantou foi censurado. E não havia orientações sobre o que você poderia ou não poderia fazer. Cada música que eu escrevi significava passar horas no departamento de censura". , debatendo com eles, às vezes mais de uma palavra ". Em 1977, Bosco escreveu sua canção de protesto mais pessoal, "O Bebado e o Equilibrista", que se tornou a música tema da Anistia Internacional.

Apesar de sua fama no Brasil, Bosco não era no último disco do Festival de 1988 . O local convidado não foi suficiente para tornar Bosco uma estrela internacional, mas ele começou a atrair mais atenção nos EUA. Não foi até o início dos anos 90 que Bosco montou uma grande turnê nos EUA, mas desde então ele tem se tornado cada vez mais popular internacionalmente, regularmente se apresentando no prestigioso Festival de Jazz de Montreux, que freqüentemente apresentava artistas brasileiros.

Apesar de sua crescente popularidade fora de sua terra natal, Bosco permaneceu enraizado no Brasil a ponto de nunca deixá-lo por longos períodos. Então, enquanto ele permanece um pouco obscuro para o público americano, sua música, enraizada nas clássicas tradições do samba e bossa nova do Brasil, combina rock & roll, jazz e outros estilos étnicos em uma bebida eclética que é tão inventiva e desafiadora quanto ele é.

Ouro Negro, Joao Bosco concentrou-se no estúdio e no trabalho colaborativo durante grande parte da segunda década do novo século. Continuou a turnê no Brasil, mas também tocou gravações da filha Julia , Josee Koning e Nils Landgren . Ele foi proeminentemente destaque no concerto de tributo a Moacir Santos e sua gravação, Ouro Negro , e contribuiu para o álbum de Eliane Elias , Concord, Dance of Time, em 2017. Bosco recebeu o prêmio Lifetime Achievement da The Latin Recording Academy no 18º Grammy Latino no mesmo ano.


Geraldo Costa

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa