viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

AS CRIANÇAS POR TRÁS DAS ESTATÍSTICAS

Agatha: Significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”.
Surgiu a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, que significa “bom, perfeito, respeitável, virtuoso”.


amor-que-acabou-696x365.jpg

A violência contemporânea possui um conceito amplo, complexo, polissêmico, controverso e multicausal que atinge todas as pessoas e as afeta emocionalmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a define como "o uso intencional da força ou do poder físico, de fato ou como ameaça, contra si mesmo, ou contra uma pessoa ou grupo, que cause, ou tenha muita probabilidade de causar, lesões, morte, danos psíquicos, transtornos do desenvolvimento ou privação".

As duas últimas décadas pós-Constituição de 1988 representam um marco histórico nas conquistas de garantia de direitos para estas faixas etárias, que passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e ganharam destaque nas políticas sociais públicas, com status de prioridade absoluta.

No Brasil, o perfil e contexto das taxas de mortalidade/morbidade sofreram mudanças nas últimas décadas, levando à transição epidemiológica decorrente de mudanças nos padrões de saúde e doença ligados a determinantes socioeconômicos e condições de vida, às questões ambientais e aos avanços tecnológicos e científicos.

Assim, nestes 20 anos, percebemos os avanços das políticas de saúde dirigidas às crianças nos indicadores de saúde, a exemplo da redução da mortalidade infantil. Em contrapartida, observamos mudanças no perfil dos problemas de saúde no país, como é o caso das taxas de mortalidade por causas externas (acidentes e violência), que ocupam a primeira causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos. Menos visíveis, porém mais disseminados, são os efeitos da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes, que podem ter repercussões e consequências até a idade adulta, constituindo um desafio para os profissionais de saúde.

Fonte

http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/169/a-crianca--o-adolescente-e-a-violencia

RIO DE JANEIRO: AS CRIANÇAS POR TRÁS DAS ESTATÍSTICAS #meteoro.doc


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa