viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

CANNED HEAT na década de 1960

Uma banda de blues dos anos 60, Canned Heat foi fundada pelos historiadores de blues e colecionadores de discos Alan Wilson e Bob Hite . Eles pareciam estar no caminho certo e tocaram nos festivais incluindo Monterey e Woodstock.


Canned_Heat_1970.jpg00.jpg

Canned Heat logo após sua aparição no Festival Internacional de Música Pop de Monterey, essa performance, para todos os efeitos, não foi apenas a entrada da banda na florescente cena underground do rock and roll, mas também foi uma das primeiras vitrines de alto nível a atrair atenção nacional e internacional.

Canned_Heat_1970.jpg

O quarteto apresentado pelo Canned Heat (1967) com Alan "Blind Owl" Wilson (guitarra / vocal), Larry "The Mole" Taylor (baixo), Henry "Girassol" Vestine (guitarra), Bob "The Bear" Hite (vocal) e Frank Cook (bateria). O blues do Canned Heat tem sua base em Chicago ou Memphis, mas se formou no subúrbio de Topanga Canyon, em Los Angeles, onde eles eram contemporâneos de outros roqueiros promissores, o Spirit e o Kaleidoscope . Wilson e Hite com uma abordagem quase acadêmica criou uma síntese única quando combinada com o rock & roll amplificado da banda.

Depois que suas sessões iniciais de estúdio, em abril de 1967, produziram demos favoráveis, eles voltaram várias semanas depois para começar a trabalhar seriamente nestes discos. A escassez de material original em Canned Heat foi menos resultado de quaisquer deficiências de composição, mas exemplifica suas autênticas interpretações de tradicionais como o boogie de "Rollin 'e Tumblin'" - que é legitimamente reconhecido como tendo sido derivado do arranjo Muddy Waters . Da mesma forma, uma leitura empolgante de "Dust My Broom", de Robert Johnson , é co-creditada a Elmore James.

Aficionados do blues, sem dúvida, notarão referências a um par de clássicos de Howlin 'Wolf - "Smokestack Lightning", bem como como "Road Song" . Embora decididamente mais obscuro para o ouvinte casual, Eddie "Guitar Slim" Jones é um ponto alto nesta gravação, bem como uma das interpretações mais ferozes já comprometidas com a musica. Até que uma reformulação completa do catálogo da Canned Heat se materialize, este título pode ser encontrado no Canned Heat / Boogie With Canned Heat (2003), dois que combina esse título com o seu acompanhamento em 1968.

Depois de alcançar grande fama com suas versões de "Goin' Up The Country" e "Let's Work Together", Wilson morreu em setembro de 1970 sob circunstâncias misteriosas (provavelmente relacionada às drogas). Apesar das inúmeras mudanças na formação, Hite permaneceu com a banda em importantes apresentações (entre elas no Festival de Montreux em 1973), até sua morte, logo depois de um show, de um ataque cardíaco, em 1981.

Canned Heat não é uma banda muito conhecida no mainstream, portanto muitos fãs a consideram subestimada pela crítica, apesar de inovar em sua época, porque na década de 70 era uma das poucas bandas de blues formadas apenas por brancos, e pela sua originalidade tanto em covers quanto nas composições. As músicas são baseadas em artistas clássicos de blues, como Robert Johnson, John Lee Hooker, Skip James, entre muitos outros.

Canned_Heat_1970.jpg1.jpg

A banda continua até hoje, liderada por alguns dos integrantes originais, ocasionalmente lançando discos e tocando para um público restrito e fiel.

Site

Canned Heat - Canned Heat

https://www.youtube.com/playlist?list=PLCABADF8E09533CC5


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa