viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

Democracia em Vertigem

Filme da cineasta Petra Costa "É muito nítida a feição dessa história", disse Caetano Veloso


Democracia.jpeg

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Liberdade política (também conhecida como autonomia política ou ação política) é um conceito central na história ocidental e do pensamento político e uma das características mais importantes (reais ou ideais) das sociedades democráticas. Ela foi descrita como uma relação livre de opressão ou coerção; a ausência de condições incapacitantes para o indivíduo e para o cumprimento de condições propícias; ou a ausência de condições vividas de compulsão, por exemplo, compulsão econômica, em uma sociedade.

Embora a liberdade política seja muitas vezes interpretada negativamente, como a liberdade de restrições externas irracionais sobre a ação, também pode se referir ao exercício positivo de direitos, capacidades e possibilidades de ação, e o exercício de direitos sociais ou de grupos. O conceito também pode incluir a liberdade de restrições "internas" sobre a ação política ou da fala (por exemplo, conformidade social, de consistência, ou de comportamento "inautêntico"). O conceito de liberdade política está intimamente ligado com os conceitos de liberdades civis e direitos humanos, que em sociedades democráticas são normalmente oferecidas à proteção legal do Estado.

Vertigem é uma palavra que indica a sensação de perda de equilíbrio. Relativamente à etimologia, vertigem tem origem no termo em latim vertigo, e por isso, em alguns casos, é chamada de tonteira sendo usada como sinônimo de tontura.

Democracia.jpeg1.jpg2.jpg

Democracia versus Vertigem tornar-se a somatória de analogia sobre perda dos nossos sentidos, surge uma forma de explicar o nosso momento de equilíbrio ou perda...

Democracia.jpeg1.jpg2.jpg3.jpg

Assistir ao documentário ‘Democracia em Vertigem’, é uma viagem cinematográfica de riqueza e tristeza recente na historia politica do Brasil, que tem na sua essência o valor artístico, histórico e cinematográfico. A cineasta Petra Costa é filha de Marília Andrade, herdeira da construtora Andrade Gutierrez, uma das maiores do País. Mostra a sua essência com rara felicidade e de grande emoção onde a razão passa no limite da emoção, nascida de uma família tradicional mineira, transcende a sua educação e formação, em algo raro a generosidade da sua narração com humildade, a distancia das nossas conquistas e perdas sociais, Petra transformou seu lugar de fala em algo extremamente poderoso na narrativa.

Não há dúvida de que somos todos e que nossos posicionamentos e atitudes interferem no todo. E isso é complexo, considerando a divisão que a política tá operando. A elite não gosta da diversidade, mas será que o ódio é a melhor resposta? Dividir pra dominar? Pra exterminar? O documentário deixa uma marca acentuada de melancolia e indignação. É uma experiência necessária para compreender nossa história recente e o caminho rumo à barbárie que estamos trilhando!

Democracia.jpeg1.jpg

A sensação de estupefação e entorpecimento de espectador no final da fita pouco a pouco se desvanece quando atentamos para o som ao redor e percebemos que o admirável mundo novo dos milicianos de toga, farda e terno começa a apresentar rombos no casco. Acabo de assistir ‘Democracia em vertigem’, de Petra Costa, no Netflix. Quando a tela escurece e começam os créditos finais, me pego em estado catatônico na poltrona. A cabeça lateja, enquanto, por alguns minutos, encaro o nada diante do nariz.

Sinopse Netflix: Documentário político e memórias pessoais se misturam nesta análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização da nação.

Duração: 2h;

País de Origem: Brasil;

Classificação etária: 12 anos;

Ano de lançamento: 2019;

Gênero: Documentário político.

Fonte:

https://interprete.me/democracia-em-vertigem-netflix-documentario-politico/

https://www.brasil247.com/cultura/democracia-em-vertigem-expoe-com-precisao-as-feridas-do-golpe-de-2016-dw1h75aw

https://www.revistaforum.com.br/democracia-e-vertigem-e-um-filmaco-por-gilberto-maringoni/


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa