viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

Huun-Huur-Tu a Hélice de Sol

Huun-Huur-Tu é o canto de garganta, em que os vocalistas cantam tanto a nota (drone) quanto as suas harmonias, produzindo duas ou três notas de uma só vez. Apesar de poder soar como uma flauta, apito ou pássaro, na verdade é apenas um produto de uma voz humana.


huun-huur-tu-beim-paleo-festival.jpg

Huun-Huur-Tu é uma banda de Tuva, uma das repúblicas da Rússia situada na fronteira entre a Rússia e a Mongólia.

O grupo usa instrumentos tuvinianos tradicionais, tais como o igil, o khomus (uma harpa de boca tuviniana), o doshpuluur e o dünggür (tambor xamã). No entanto, nos últimos anos, o grupo tem incorporado de forma seletiva alguns instrumentos ocidentais, como o violão. Enquanto a inspiração de Huun-Huur-Tu é em sua essência a música popular tuviniana, eles também incorporam em seu trabalho elementos da música ocidental tradicional e eletrônica.

O quarteto khöömei Kunggurtug foi fundado em 1992 por Kaigal-ool Khovalyg, os irmãos Alexandre e Sayan Bapa, e Albert Kuvezin. Khovalyg já era envolvido na cena khoomei desde 1979. Não muito tempo depois, o grupo mudou seu nome para Huun-Huur-Tu, que significa "raios de sol" (ou, literalmente, "hélice de sol"). O foco de sua música eram as canções folclóricas tuvinianas, frequentemente acompanhadas de imagens da estepe de Tuva ou de cavalos.

O grupo lançou seu primeiro álbum, 60 Horses In My Herd, no ano seguinte. O álbum foi gravado em estúdios em Londres e Mill Valley, Califórnia. Kuvezin deixou o grupo na época da gravação do segundo disco para formar o Yat-Kha, um grupo mais orientado ao rock. Kuvezin foi substituído por Anatoli Kuular, que já havia trabalhado com Khovalyg e Kongar-ool Ondar como parte da Tuva Ensemble. O novo line-up gravou The Orphan's Lament em Nova York e Moscou, lançando-o em 1994.

A banda assinou com a empresa de gestão Stallion Era, sediada em Pequim, em Março de 2015 e desde então se apresentou na China algumas vezes.

huun huur tu.jpg

Ao longo da história da civilização humana, em diferentes culturas, os povos produziram e se encantaram com a música. Em culturas ocidentais, a capacidade de uma determinada música de evocar emoções é condição fundamental para que seja apreciada. Essa característica não é necessariamente observada em todas as culturas. Em algumas delas, a música teria outras funções, como a de coordenação grupal em rituais, deixando em aberto a questão da universalidade no reconhecimento da ‘emoção’ na música, bem como na sua apreciação.


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// //Geraldo Costa