viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

Lou Reed desafiou a sumarização da cápsula

Lou Reed foi um dos vocais do The Velvet Underground, influenciando Iggy Pop, New York Dolls e David Bowie. Mais tarde toda a cena pós-punk inglesa.


Lou_Reed_.jpg

Admirador de Edgar Allan Poe e Raymond Chandler, além de James Joyce, a quem faz referências em Blue Mask. The Velvet Underground foi um fracasso comercial no final dos anos 60, mas o grupo influenciou diversas outras bandas nas décadas seguintes, passando a se tornar uma das bandas mais citados e influentes da época. Uma célebre frase de Brian Eno mostra a influência musical da banda: "... toda a gente que comprou uma dessas 30.000 cópias iniciou uma banda."

Lou_Reed_.jpg2.jpg3.jpg

A carreira de Lou Reed desafiou a sumarização da cápsula. Como David Bowie (a quem Reed inspirou diretamente de várias formas), ele superou sua imagem muitas vezes, mudando de roqueiro glam teatral para viciado em barulhento avant-garde para straight rock e rolo para um cara comum.

Poucos negariam Reed imensa importância e conquistas consideráveis. Como muitas vezes foi escrito, ele expandiu o vocabulário das letras do rock & roll para o território anteriormente proibido de sexo excêntrico, uso de drogas (e abuso), decadência, travestis, homossexualidade e depressão suicida.

Lou_Reed_.jpg2.jpg3.jpg4.jpg

Como tem sido apontado com menos frequência, ele permaneceu comprometido em usar o rock & roll como um fórum para expressão literária e madura ao longo de sua vida artística, sem crescer liricamente suave ou musicalmente complacente. Em geral, ele assumiu esses deveres desafiadores com honestidade intransigente e um alto grau de realismo.

Por estas razões, ele foi frequentemente citado como o ancestral mais importante do punk. No entanto, é muitas vezes esquecido que ele era igualmente hábil em celebrar a alegria romântica e o rock and roll em si, já que ele representava realidades urbanas angustiantes.

Neil Young , afirmava que nenhuma outra estrela que chegou à fama nos anos 60 continuou a se esforçar tanto para criar um trabalho que era, e continua sendo, significativo e contemporâneo.

Lou_Reed_.jpg2.jpg

Lou Reed Biografia by Richie Unterberger


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/musica// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa