viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

Lovin 'Spoonful eram mais pop e rock do que folk.

The Lovin 'Spoonful estavam entre os primeiros grupos americanos a desafiar o domínio das bandas da British Invasion em meados dos anos 60. Entre meados de 1965 e o final de 1967, o grupo foi surpreendentemente bem-sucedido, lançando um single clássico após o outro, incluindo "Do You Believe in Magic?," "You Didn't Have to Be So Nice," "Daydream," "Summer in the City," "Rain on the Roof," "Nashville Cats," and "Six O'Clock."


l1.jpg

Como a maioria dos folk-rockers, os Lovin 'Spoonful eram mais pop e rock do que folk, o que não depreciava sua música. Muito mais do que os Byrds , e ainda mais do que o Mamas & the Papas , o Spoonful exibia uma marca de música descaradamente melódica, alegre e boa, embora seu melhor single, "Summer in the City", não fosse caracteristicamente dirigido por riffs. e dirigindo pesado.

l2.jpg

Mais influenciados por bandas de blues em que outros artistas de folk-rock, seus álbuns eram obscuros e suas capas, às vezes francamente fracas. Tão gloriosos quanto seus singles eram, eles não tinham a profundidade e a inovação dos Byrds, seus principais competidores para a coroa da melhor banda de folk-rock, e seu legado não foi canonizado com tanta reverência quanto seus colegas da Costa Oeste.

l3.jpg

Líder e principal compositor John Sebastian era um jovem veterano da cena popular do Greenwich Village, quando ele formou a banda em 1965 com Zal Yanovsky , que já tinha jogado primitivo folk-rock de uma espécie com futuros membros do The Mamas & The Papas . Sebastian já tinha alguma experiência em gravação, tocando gaita (seu pai era um virtuoso tocador de gaita clássica) em sessões de folkies como Tom Rush e Fred Neil .

l4.jpg

The Spoonful foi finalizado por Steve Boone no baixo e Joe Butler na bateria. Depois de algum interesse experimental Phil Spector (que considerou produzi-los), eles acabaram assinando com o Kama Sutra. A autoharp de Sebastian (que também decoraria várias faixas subseqüentes) ajudou a impulsionar "Do You Believe in Magic?" no Top Ten no final de 1965.

Lovin 'Spoonful foram destroçados por uma apreensão de drogas em 1967. Boone e Yanovsky foram presos na Califórnia por posse de maconha, e evidentemente se livraram de problemas ao entregarem sua fonte. Isso não agradou a crescente contracultura, que pedia um boicote ao produto Spoonful , embora o efeito sobre suas vendas possa ter sido superestimado; a maioria das pessoas que comprou discos Spoonful eram adolescentes americanos médios, não hippies. Yanovsky deixou a banda em meados de 1967, para ser substituído por Jerry Yester , ex-produtor .

l5.jpg

Viva no Hotel Sevilha A banda teve mais alguns golpes leves, mas não conseguiu sobreviver à perda de John Sebastian , que efetivamente fechou o capítulo saindo em 1968, embora o grupo tenha ficado um pouco sob o comando de Butler . Sebastian teve sucesso moderado como cantor / compositor nos anos 70. Viver no Hotel Sevilla , o primeiro novo álbum do Lovin 'Spoonful em três décadas, foi lançado em 1999.

l6.jpg


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/musica// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa