Muddy Waters - At Newport 1960
A foto da capa de Muddy Waters segurando o violão de John Lee Hooker deu a impressão de que ele estava em um festival folclórico, em vez do prestigioso Newport Jazz Festival. No entanto, o disco revelou o blues do King of Chicago em seu melhor momento, gritando sua música acima do lamento discordante de uma banda que incluía Otis Spann , James Cotton , Pat Hare e Francis Clay .
O filme mostra um Waters bem vestido dançando e dançando ao redor do palco com a energia de um homem com metade da sua idade. Alguma dessa atmosfera é evidente no registro, em um programa que inclui "Hoochie Coochie Man", de Big Bill Broonzy.é "I Feel So Good", então singles recentes "I Got My Brand on You" e "Soon Forgotten", e um enorme "Got My Mojo Working". O set termina em clima pungente com o anúncio do fim do festival e "Goodbye Newport Blues" de Otis Spann .
Em Newport 1960 é um álbum ao vivo de Muddy Waters apresentado no Newport Jazz Festival em Newport, Rhode Island , com sua banda de apoio, composta por Otis Spann (piano, vocais), Pat Hare (guitarra), James Cotton (gaita), Andrew Stevens (baixo) e Francis Clay (bateria), em 3 de julho. As apresentações de Waters na Europa na década de 1950 e em Newport ajudaram a popularizar o blues para um público mais amplo, especialmente para os brancos. O álbum é considerado um dos primeiros álbuns de blues ao vivo.
O álbum foi lançado nos Estados Unidos em 15 de novembro daquele ano, com oito músicas, incluindo "I Got My Brand on You" e "Goodbye Newport Blues". Em 2001, a Chess Records lançou uma versão remasterizada, que inclui três faixas bônus gravadas em Chicago em junho.
Em Newport 1960, nunca foi mapeado, mas recebeu aclamação da crítica e influenciou futuras bandas.