viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

OBSERVANDO A SALA DOS PROFESSORES POR QUINZE MINUTOS...

A professora que se exonerou, fala que adora dar aula, o contato com os alunos, mas não se sente valorizada para continuar trabalhando, pois com a mudança da lei, não pode averbar seu tempo de INSS, e que irá solicitar aposentaria proporcional, pois não vale a pena continuar trabalhando.


escola.jpg

Escola Estadual Ensino Médio X 10hs15min as 10hs30min

I OBSERVADORA: M. O. Pereira

professor.jpg

No dia 21/03, estivemos na Escola X em contato com a Vice Diretora, onde nos apresentamos e também entregamos a Carta de Apresentação, explicando o objetivo do trabalho, sendo acertado que a observação seria realizada no dia 25/03 no intervalo do recreio. No dia marcado, fomos recebidas pela Vice Diretora e encaminhadas para a Sala de Professores.

professor.jpg1.jpg

Na sala de professores pudemos observar a organização da sala, que é ampla, arejada e clara, com acesso por duas portas, tem uma janela grande. Possui uma mesa com 6 lugares, uma bancada com 4 bancos altos, um micro ondas, uma mesa com uma máquina de cópia e um PC, 2 puffs, 1 sofá em L, um arquivo individual com 24 espaços com chave, identificados com nome em EVA, com fotos de alguns dos professores, um arquivo individual com material didático.

professor.jpg1.jpg1.jpg

A funcionária trouxe duas térmicas de café para a sala. Ao sinal do recreio, a Vice-diretora se dirigiu a sala dos professores e atendeu um aluno, que solicitou a bola para ser usada pelos alunos no recreio.Na medida em que as professoras chegavam, eram recebidas por uma colega, que estava se despedindo, pois havia pedido exoneração, onde trocavam abraços e palavras, como boa sorte, que bom, tu já fez tua parte, vai descansar. Eram todas do gênero feminino, na faixa etária aparentemente de 30 a 50 anos.Uma professora solicitou para outra professora de ocupar 30 min da sua próxima aula, para a turma terminar de assistir um filme, que foi aceito prontamente pela mesma.

cora.jpg

As professoras, num total de 4 professores e a vice-diretora, sentaram-se em torno da mesa, comeram bolo, que foi servido pela professora que se exonerou e tomaram refrigerante, enquanto dialogavam. A Secretária foi chamada para participar. Também ganhamos uma fatia de bolo.A professora que se exonerou, fala que adora dar aula, o contato com os alunos, mas não se sente valorizada para continuar trabalhando, pois com a mudança da lei, não pode averbar seu tempo de INSS, e que irá solicitar aposentaria proporcional, pois não vale a pena continuar trabalhando.

DARCY-RIBEIRO-Frase-sobre-a-educação.jpg

A Vice-diretora falou que a desvalorização do professor é por todos: governo federal, estadual, municipal, dos alunos, das famílias e que não tem expectativa, esperança de melhorar, tanto quanto ao salário, como a questão de respeito e como investimento na educação pelos governantes.As professoras presentes concordaram e também desejam se aposentar, não tendo interesse de permanecer na atividade, por desesperança e cansaço. Uma professora falou da falta de interesse dos alunos em aprender, outra comentou que os alunos não querem ler, mas que mesmo sendo professora de artes, faz os alunos lerem em voz alta, e eles não gostam.

paulofreire1.jpg

Uma funcionária, que estava com os alunos no recreio, solicitou que a Vice-diretora conversasse com um aluno, que estava chorando no pátio, pois de acordo com informação dos amigos, havia brigado com a namorada, o que a vice atendeu prontamente, mas a funcionária ponderou que devia esperar o recreio acabar, para depois chamá-lo. Foi realizado um brinde entre os professores e desejaram uma vida nova para a professora exonerada. paulofreire1.jpg1.jpg

Uma professora falou que bom, ela poderia tomar chimarrão no final do dia, coisa que ela não fazia, pois trabalhava 60hs e a vida era corrida.A professora exonerada falou que vai cuidar do sítio, onde tem várias frutas e verduras plantadas.Uma professora comentou como “era bom comer frutas frescas.” Uma professora, aparentemente a mais nova, não falava, mas acompanhava o diálogo.

paulofreire1.jpg1.jpg2.png

No final do recreio, todas abraçaram a professora exonerada, desejando boa sorte, se dirigindo para as salas de aula. A Vice-diretora entrega um oficio a uma professora, sobre um concurso de redação, onde a mesma ficou interessada em saber detalhes e levou o documento para ler com mais calma.A Vice-diretora nos perguntou se queríamos fazer a entrevista, onde informamos que será realizada em outro momento, agradecemos o espaço e a mesma se dirigiu ao pátio da escola. paulofreire1.jpg1.jpg2.png3.jpg

II. INTERPRETAÇÃO

Após a observação, pudemos o identificar que: - o gênero único é feminino; - a faixa etária aparentemente é de 30 a 50 anos; - existe clima de afetividade e cordialidade entre os professores (NC: abraços, todas sentaram juntas em torno da mesa, realizaram brinde); - presença de uma professora mais silenciosa (NC: pouco falou, mas acompanhou os diálogos); - a Vice-diretora demonstra interesse e bom relacionamento com os professores e com os alunos( NC: acesso a bola no recreio, conversar com o aluno chorando); - existe clima de cooperação entre os professores (NC: cedeu horário para terminar o filme); - espaço físico adequado e acolhedor (NC: esquema) - sentimento de desesperança e de desvalorização dos professores (NC: fala da professora que pediu exoneração, da Vice-diretora e da maioria presente); - preocupação com a aprendizagem dos alunos (NC: faz os alunos lerem em voz alta); - interesse de ofertar qualidade no ensino (NC: interesse do professor em participar do concurso de redação).

professor.jpg1.jpg1.jpg2.png

III. IMPRESSÕES:

Consideramos que existe um clima de cordialidade e amizade entre os professores presentes, com troca de abraços, pela cooperação de ceder horário. Como também identificamos um sentimento de desesperança e cansaço pela desvalorização do professor pelos governos, pelas famílias e pelos alunos, mas mesmo assim demonstrando interesse em desenvolver a aprendizagem dos alunos, buscando alternativas como a leitura oral alta, como a participação em concurso de redação. Consideramos relevante o interesse da Vice Diretora com os alunos, no empréstimo da bola aos alunos, em conversar com o aluno que chorou no recreio, demonstrando afetividade e atenção com os alunos. Esse sentimento ambíguo, a falta de expectativa e da desvalorização do professor pelos governantes, famílias e alunos, do cansaço em jornadas de 60hs de trabalho dos professores observados e ao mesmo tempo demonstram interesse em buscar alternativas na aprendizagem, no aluno que chorou, no concurso de redação, nos impressionou e nos fizeram acreditar que os professores exercem sua profissão realmente por vocação e deveriam ser valorizados pelos governantes e pela sociedade.

camara-plenario-960x540.jpg

OBSERVANDO A SALA DOS PROFESSORES POR QUINZE MINUTOS... Demonstra o quanto professores demonstram a sua dedicação e amor a sua profissão e o resultado que os parlamentares respondem a categoria... Tudo é muito real que se torna surreal...

camara-plenario-960x540.jpg1.gif

"Câmara rejeita destaque que excluía professores da reforma da Previdência"

"Depois de aprovar o texto-base da reforma da Previdência, os deputados rejeitaram o primeiro destaque (pedido de alteração) da noite. Eles foram contra o destaque apresentado pelo PL para excluir os professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e universitário da reforma da Previdência.

prev.jpg


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa