viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

ODIO SAIU DO ARMÁRIO E A LIBERDADE SE ESCONDEU ?!

Sair do armário é uma expressão que descreve o anúncio público da orientação sexual ou identidade de género de alguém, ou de si próprio. Estar fora do armário significa que alguém é assumidamente homossexual, bissexual, pansexual, transgenero ou membro de outra parte da comunidade LGBT, mas significa a liberdade o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.


liberdade.jpg

“O que está em erupção hoje é fruto de anos de disseminação de discursos de ódio: contra os pobres, contra as mulheres, contra os negros, os LGBTs, os ‘vagabundos’, os ‘corruptos’, os ‘comunistas’, a religiosidade afro-brasileira e os próprios direitos humanos em abstrato. É fruto de ressentimentos de classe e da ignorância de uma elite iletrada, tosca”. Adriano Pilatti

liberdade3.jpg

Origem: Do grego eleutheria, que quer dizer “poder” ou “liberdade de movimento”. No latim, a palavra liberdade é conhecida a partir do termo libertas, que significa “independência”. A definição da palavra liberdade está diretamente relacionada à independência, ou seja, à sensação de ser livre e não depender de ninguém. Neste caso, estamos falando do direito de agir de acordo com a própria vontade e livre arbítrio, desde que, é claro, não prejudique outro alguém.

coxinhas-fascismo-750x410.jpg

A "saída do armário" é geralmente um ato voluntário, em que o próprio decide revelar à família, amigos, colegas ou quaisquer outros, a sua orientação ou identidade sexual. Por vezes a revelação deste tipo de informação pessoal é feita sem o consentimento do sujeito envolvido, o que acontece por motivos de ordem política, de denúncia de figuras públicas ou simplesmente por ambição de publicidade.

liberdade5.jpg

Além disso, o conceito de liberdade também representa o conjunto de ideias liberais e direitos do cidadão, dentro de uma sociedade. Já no ramo da filosofia, liberdade diz respeito à independência do ser humano, isto é, o poder de espontaneidade e autonomia que um homem ou mulher podem ter.

liberdade6.jpg

Enquadrada e debatida como uma questão de privacidade, sair do armário é descrito muitas vezes como um processo psicológico; uma tomada de decisão ou a assunção de riscos; uma estratégia ou plano; uma massa ou evento público; um ato de fala e uma questão de identidade pessoal; um rito de passagem; libertação ou emancipação da opressão; uma provação e, por fim, um meio para sentir o orgulho LGBT, ao invés da vergonha e estigma social (que podem levar até mesmo ao suicídio).

Protesto-STF-Julgamento-413.jpg

Discursos de ódio e incitação à violência contra oponentes, compreendendo-os não como adversários a derrotar, mas como inimigos a eliminar. Steven Seidman escreve que a expressão refere-se "ao poder do armário para dar forma ao núcleo da vida de um indivíduo, que fez da homossexualidade um drama pessoal, social e político significativo na América do século XX."

liberdade7.jpeg

As garantias individuais e coletivas vêm sendo despudoradamente “flexibilizadas” com base num punitivismo rasteiro e num moralismo farisaico .A professora e filósofa norte-americana Judith Butler argumenta que o processo de "sair" faz as pessoas que são LGBT verem-se livres da opressão. Butler afirma que, embora estas pessoas podem se sentir mais livre para agir como si mesmos, "a opacidade envolvida em entrar em um território não heterossexual insinua julgamento sobre a sua identidade", conforme escrito no livro Imitação e Insubordinação de Gênero (1991).

liberdade8.jpeg

O que está em jogo é a licença para matar, agredir, violentar, humilhar os vencidos. Atualmente no Brasil se afronta a Constituição Federal, que garante os direitos de associação e assembleia. “Trata-se de uma ameaça inaceitável à nossa liberdade de atuação. Não será apenas a vida de milhões de cidadãos e cidadãs ativistas e o trabalho de 820 mil organizações que serão afetados. Será a própria democracia brasileira. E não há democracia sem defesa de direitos.”

liberdade9.jpg

ODIO SAIU DO ARMÁRIO E A LIBERDADE SE ESCONDEU ?!

Mais preocupada em ser levada a sério pela elite pensante e ser aceita na Casa Grande, a esquerda sempre rechaçou as teorias conspiratórias como paranoia irracional. Bem diferente (como demonstra o início do governo Bolsonaro), a extrema-direita pula imediatamente na jugular da Educação, Ciência e Conhecimento para enfrentar as conspirações dos “marxistas culturais”, “globalistas” e até de “banqueiros comunistas” (?!?!)

liberdade10.jpg

Referencias

https://www.geledes.org.br/

http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/584007-o-odio-saiu-do-armario-entrevista-especial-com-adriano-pilatti

https://revistaforum.com.br/blogs/cinegnose/tino-conspiratorio-da-guerra-semiotica-de-bolsonaro-e-licao-para-a-esquerda/amp/


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa