Pat Metheny New Chautauqua
Pat Metheny em uas duas saídas anteriores para a gravadora, Bright Size Life e Watercolors , o mostraram na companhia de outros músicos: no primeiro com Bob Moses e Jaco Pastorius , no segundo com Lyle Mays , Danny Gottlieb e Eberhard Weber.
Ambos foram aclamados pela crítica e vendidos bem em cidades universitárias nos Estados Unidos e na Europa. Mas este volume foi sua primeira gravação solo verdadeira em que ele tocou todas as guitarras e baixos no set. Como maravilhosamente indicativo da assinatura de Metheny como este título foi, o resto da data foi um completo choque para os fãs. É muito esparso, espaçoso e silenciosamente contemplativo.
Produzido por Manfred Eicher , New Chautauqua era, na época, muito mais indicativo do som da ECM do que do guitarrista. Esta é uma gravação muito gentil e contemplativa, mas há tanta coisa acontecendo na tecedura de guitarras e baixos de harpa de seis, 12 e 15 cordas, que é fácil deixá-la passar por um devaneio sonhador.As primeiras gravações merecem reconsideração, um argumento real pode ser feito para o esquelético, mas totalmente belo New Chautauqua .