viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

SOMOS TODOS HERÓIS

O heroísmo é um fato profundamente arraigado no imaginário e na moralidade popular. Feitos de coragem e superação inspiram modelos e exemplos em diversos povos e diferentes culturas, constituindo, assim, figuras arquetípicas.


Cultura-Brasileira-1.jpg

No pais chamado Brasil, o brasileiro é Herói como uma figura arquetípica, personagem modelo, que reúne, em si, os atributos necessários para superar, de forma excepcional, um determinado problema de dimensão épica. Compreendido diferentemente consoante às épocas, as correntes estético-literárias, os gêneros e subgêneros narrativos, o herói é marcado por uma projeção ambígua: por um lado, representa a condição humana, na sua complexidade psicológica, social e ética; por outro, transcende a mesma condição, na medida em que representa faceta e virtudes que o homem comum não consegue, mas gostaria de atingir fé, coragem, força de vontade, determinação, paciência etc.

miscigenacao-no-brasil.jpg

O crescimento da extrema direita nunca deixou de estar presente, e com ele todos os sistemas como conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração, direito. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, à integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.

miscigenacao-no-brasil.jpg 1.jpg

Sistema da repressão que atenta contra a liberdade de expressão e demais segmentos,... Assim com eu escrevo... Tenho este direito... Assim como as pessoas entenderem ou não... Compreenderem ou não... Responderem ou não... Isto significa liberdade de expressão, em sistemas políticos com viés totalitários, o circulo e circo de horrores que habitou e habita o mundo, existira, a repressão.

carnaval7-nordeste-cia-do-pelo-moema.jpg

No Brasil, as gerações pós-ditadura não sabem o que é viver no mundo do medo como foi o período dos militares... Anos de Chumbo... As pessoas associam que esta época o Brasil, era decorrente de riqueza e prosperidade... Engano...! Neste período na América do Sul, países como Argentina, Chile e Uruguai foram pulverizados nos seus sistemas sócios politico econômico da época, com a conivência dos militares e dos Estados Unidos, onde a soberania de nações foi para o ralo. Este período foi como parássemos de pensar, foram trinta anos nas trevas do pensamento e da produção.

carnaval7-nordeste-cia-do-pelo-moema 4.jpg A Frustração que hoje ocorre no Brasil é um sentimento, uma emoção quando algo que era esperado e não ocorreu. Esta relacionada aos últimos governos que nomeamos o ato ou o efeito de frustrar-se, de não ter o seu desejo satisfeito. Do latim frustratione (deixar sem efeito).

carnaval7-nordeste-cia-do-pelo-moema 2.jpg

No Brasil a frustração se tornou uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja. A frustração ocorreu quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos alcançar e o que realmente aconteceu, ou seja, governo e instituições, como as que ocorreram como Collor, FHC, Lula e Dilma, onde vivemos expectativas, no quanto maior elas se mostrarem, maior foi à frustração. Quando a expectativa é frustrada pode muitas vezes despertar uma vontade de mudança e se transformar em impulso para novas ações. Então o perigo é travestido de salvadores da pátria, eis a questão.

07_10_2016_artesanato_foto_Rogerio_Monteiro 5.jpg

A extrema-direita no Brasil se manifesta através de uma sociedade elitista, baseada na crença da legitimidade do domínio de uma minoria supostamente superior sobre as pessoas menos favorecidas. As políticas da extrema-direita geralmente envolvem posturas anti-imigração e anti-integração contra grupos que são considerados inferiores e indesejáveis, desta forma como se apresenta.

BRASIL5.jpg

Com relação às medidas socioculturais (cultura, nacionalidade e migração), uma posição de extrema-direita poderia ser de opinião de que certos grupos étnicos, raciais ou religiosos deveriam ficar separados, e que os interesses do próprio grupo devem ser priorizados.

07_10_2016_artesanato_foto_Rogerio_Monteiro 3.jpg

As características da "extrema-direita" nacionalismo, racismo, xenofobia, antidemocrática e a crença em um Estado forte com base no fato de que tais posições aparecem nas definições da extrema-direita, ainda "o nativismo, o autoritarismo e o populismo", como elementos centrais de partidos radicais de direita e movimentos associados.

BRASIL 1.jpg

A CRESCENTE EXTREMA DIREITA NO BRASIL E NO MUNDO é comumente associada com pessoas ou grupos que possuem nacionalismos extremados, xenófobos, racistas, fundamentalistas religiosos ou visão reacionária. Muitos movimentos de extrema-direita têm buscado a opressão e genocídio contra grupos de pessoas com base na sua suposta inferioridade, faz parte das nossas realidades.

BRASIL 2.jpg

O herói brasileiro do dia a dia será tipicamente guiado por ideais nobres e altruístas – liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral, paz. Eventualmente, buscará objetivos supostamente egoístas (vingança, por exemplo); no entanto, suas motivações serão sempre moralmente justas ou eticamente aprováveis, mesmo que ilícitas. Aqui, é preciso observar que o heroísmo do brasileiro caracteriza-se principalmente por ser um ato moral.

NÃO PERDER A AUTO ESTIMA E A NOSSA MAIOR RESISTÊNCIA.


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa