The Mamas & The Papas na primavera de 1966
Na primavera de 1966 If You Can Believe Your Eyes and Ears representou um som genuinamente novo, tão novo para os ouvintes quanto as músicas do Meet the Beatles pareciam dois anos antes. Lançado no momento em que "California Dreaming" estava subindo nas paradas aos trancos e barrancos, foi o resultado de meses de ensaio nas Ilhas Virgens e da descoberta de John Phillips sobre o que se poderia fazer para construir um som polido no estúdio.
John Phillips abraçou folk-rock, pop / rock, pop e soul, e também refletiu o tipo de cuidado que age como os Beatles estavam colocando em seus registros no momento. "Monday, Monday" e "Califórnia Dreamin" são familiares o suficiente para qualquer um que já tenha ouvido o rádio, e "Go Where You Wanna Go" não está muito atrás, nesta versão ou na versão muito similar da Fifth Dimension . Mas o resto é poderoso até mesmo para ouvintes casuais, incluindo o etéreo "Got a Feelin ", o rock "Straight Shooter" e "Somebody Groovy", a alegre versão em estilo canção de "I Call Your Name", e as versões mais bonitas de "Do You Wanna Dance" e "Spanish Harlem" que qualquer um já gravou.
LPs subsequentes de Mamas & the Papas ,pode ser em parte devido ao extenso ensaio e à alegria de sua primeira experiência no estúdio, mas também ao fato de que foi registrado antes que os conflitos pessoais dos membros começassem a interferir em sua capacidade de trabalhar juntos.
O trabalho era todo espontâneo e não forçado , em oposição às complicações emocionais que precisavam ser superadas antes das próximas sessões.Na primavera de 66 Mama´s & Papa´s e suas atitudes musicais levaram a superar o Sunshine Superman de Donovan e fizeram olhar para uma geração de cabelos curtos, e roupas convencionais, e assim pensar em grupo: "Parece que algumas mudanças estão chegando".
Tinham os Stones e Dylan também, e os Beatles estavam fazendo uma ótima produção em seus discos, até aquele momento. Sim, a escrita estava na parede. Hoje em dia, sempre que eu escuto isso (MUITO raramente), soa e parece datado. . .
Gostava e gosto de todos os discos, e não apenas por causa da nostalgia. Na minha memoria o que soprou em 66, não consigo esquecer, absolutamente nenhuma. Como eu envelheci, eu vejo que muitos registros musicais são coletados, como o Mama´s & Papa´s. Meus herdeiros vão, sem dúvida, abanar a cabeça e pensar ...então quero responder " QUE TODOS SE EXPLODAM?"...Minha geração ainda esta viva...
The Mamas & The Papas Biografia Bruce Eder