Victor Assis Brasil um mestre em um estilo
Victor Assis Brasil Rio de Janeiro, 28 de agosto de 1945 — Rio de Janeiro, 14 de abril de 1981, foi um saxofonista brasileiro e um dos mais aclamados instrumentistas do jazz nacional.
Irmão gêmeo do pianista clássico João Carlos Assis Brasil, começou a tocar profissionalmente em 1965, indo depois estudar na Berklee College of Music, Estados Unidos, entre 1969 e 1973. Lá tocou ao lado de Dizzy Gillespie, Jeremy Steig, Richie Cole, Clark Terry, Chick Corea, Ron Carter, Bob Mover entre outros.
Victor Assis Brasil em 1965, enquanto já era um profissional, o Brasil gravou seu primeiro álbum, Desenhos, com críticas altamente favoráveis, consolidando seu papel pioneiro como músico de jazz brasileiro.
Suas conquistas seguintes foram a conquista do terceiro lugar no Concurso Internacional de Jazz de 1966 em Viena, Áustria, e do prêmio de melhor solista no Festival de Jazz de Berlim, que lhe concedeu uma bolsa de estudos para a Berklee School of Music (Boston, MA).
Durante os quatro anos seguintes, ele passou nos EUA, o Brasil escreveu a maioria de seus 400 trabalhos.Esperanto , Victor Assis Brasil Quinteto e Pedrinho, seu último. Seus últimos três anos de vida foram marcados por performances internacionais notáveis.