viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"
(George Orwell)

Procol Harum a fusão envolvente de rock psicodélico

Procol Harum é um álbum simplesmente incrível, um dos melhores discos de Art Rock até hoje. A banda prova que é capaz de muito mais do que um único hit isolado, fornecendo uma miríade de canções no mesmo nível de seu clássico atemporal A Whiter Shade Of Pale


Procol harum.jpg

Esta revisão cobre principalmente o lançamento de 2015 Esoteric Recordings. Esta é, obviamente, a famosa estreia, o álbum Procol Harum, gravado em agosto de 1967, e desde então lançado com e sem A Whiter Shade of Pale no início de 1967 (que foi um grande e inovador que definiu uma era ( na verdade, lançamento de um single que define o grupo), tanto no Reino Unido / Europa quanto na América do Norte). O fato de o single não ter sido incluído no lançamento inicial do álbum na Europa foi fonte de muita controvérsia; a prática comum no Reino Unido na época era nunca incluir singles em álbuns, com raras exceções). De qualquer forma, o single foi um grande sucesso e passou muitas semanas nas paradas mundiais, enquanto o álbum afundou. Uma versão posterior do álbum foi lançada na América do Norte, deixando Good Captain Clack em favor de Whiter Shade.

Todo o álbum original está em mono; algo bastante comum em 1967, e seu produtor na época (Denny Cordell) não "acreditava" em estéreo! (Na verdade, essa era uma prática comum no Reino Unido na época, já que a maioria do mercado-alvo não possuía equipamento estéreo). Nenhuma mixagem estéreo de todo o álbum original foi encontrada.

O lançamento do Esoteric inclui (como fazem todas as remasterizações recentes) Whiter Shade em duas versões de estúdio (o single mono original, com seu lado B Lime Street Blues, mais uma saída estéreo) e uma versão ao vivo de junho de 1967 transmitido pela rádio. Um bônus genuíno é o single seguinte, Homburg, que foi outro grande sucesso europeu no outono de 1967, mas estranhamente só alcançou a 34ª posição nas paradas americanas. Homburg apareceu em vários lançamentos continentais do álbum.

Há também um total de 27 faixas bônus espalhadas pelos dois discos, incluindo as mencionadas acima, além de outtakes estéreo de alguns dos cortes do álbum, algumas mixagens alternativas e sete cortes ao vivo da programação de rádio da BBC.

Por último, mas não menos importante, há um livreto excelente com capa do álbum e fotos do grupo, e notas detalhadas sobre muitas faixas de Henry Scott-Irvine (que também é o biógrafo e arquivista da banda - o que ele não sabe sobre o Procol Harum provavelmente não é vale a pena saber de qualquer maneira - ele escreveu recentemente uma biografia da banda intitulada Procol Harum: Os fantasmas de A Whiter Shade of Pale, publicado pela Omnibus Press em 2013), há também um pôster dobrável reproduzindo o álbum original de um lado e, de outro, as letras do álbum original mais os singles.

A remasterização é nada menos que excelente, e é uma melhoria em relação ao lançamento do Salvo de 2009 - embora os cortes principais sejam em mono, há muito mais sensação de espaço e profundidade no lançamento mais recente do Esoteric. Em todo caso, a capa original do álbum nos exorta: "Para ser ouvido no espírito com que foi feito".

Procol harum.jpg1.jpg

PROCOL HARUM… 25 ANOS DEPOIS

Referencia AllMusic/Peter Bourne


Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //Geraldo C.