viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

JOSÉ OU ZÉ ... DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

Significado de Zé:Indivíduo comum, do povo.indivíduo sem importância, que não tem peso social e é destituído de qualquer poder econômico; João-ninguém.O conjunto dos pobres, dos indivíduos pertencentes à camada inferior de uma sociedade; plebe, ralé,indivíduo sem estudo, ignorante, tolo, de pouco valor.



ze.jpg

Exemplo do uso da palavra Zé: Hipocorístico do nome José, muito comum no Brasil.Também chamado de epíteto, cognome ou, mais comumente conhecido como pseudônimo, o hipocorístico é um apelido pelo qual a pessoa é conhecida.

Assim, como o nome, que é direito da personalidade, o hipocorístico recebe a mesma proteção a exemplo do que estabelece o art. 19 do Código Civil:

ze 1.jpg

Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome. Frisamos que a lei é clara: o pseudônimo que goza da mesma proteção que o nome é o adotado para atividades lícitas.

ze2.jpg

Significado do Nome José

José: Significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

O nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.Foi um nome muito comum entre os judeus na Idade Média e no início foi pouco frequente entre os cristãos. Passou a ser popularizado na Espanha e na Itália no final da Idade Média, em razão da veneração a São José. ze16.jpg

ze3.jpg

Na Inglaterra passou a ser comum após a Reforma Protestante e, em Portugal, apareceu em documentos datados da primeira metade do século XVI, como Joseph.É nome de pelo menos três personagens bíblicos. O primeiro deles é mencionado no Antigo Testamento como o décimo primeiro filho de Jacó e Raquel, o qual mais tarde ficou conhecido como José do Egito.

Os outros dois personagens com o mesmo nome são citados no Novo Testamento.

Um é apresentado como José de Nazaré, foi o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, mais tarde reverenciado como São José, declarado em 1870 pelo papa Pio IX como o patrono da igreja universal. O outro era José de Arimatéia, um dos discípulos de Jesus.Além de São José, o pai de Jesus, este é o nome de mais 35 santos.São suas variantes Giuseppe, em italiano, e Joseph, em inglês.

ze4.jpg

Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

ze5.jpg

A liberdade de expressão é um direito humano, protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e pelas constituições de vários países democráticos.

ze12.jpg

Segundo o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

"Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".

ze6.jpg

Liberdade de Expressão nas redes sociais no Brasil

As redes sociais no Brasil têm sido alvo de muitas discussão, principalmente no que diz respeito a propagação de fake news. Tais questionamento estão pressionando o poder executivo a propor medidas que penalizem tanto os perfis difusores de fake news quanto as empresas donas das plataformas. Essas questões, geram a grande polêmica da se deve haver checagem ou monitoramento dos conteúdos que são veiculados nas redes sociais, entretanto, o problema em questão é que as redes sociais devem ser plataformas livres de censura, pois são locais onde os cidadão pode expressão suas opiniões.

ze8.jpg

A liberdade de cátedra ou liberdade acadêmica é um princípio que assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Tem como finalidade a garantia do pluralismo de idéias e concepções no ensino, especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica. Permite que os docentes expressem, sem que seja censurado, suas próprias convicções e pontos de vista, sem que haja a imposição de um único critério metodológico ou didático, quando haja vários reconhecidos cientificamente.

ze9.jpg

Atualmente a expressão liberdade de cátedra foi substituída por liberdade de ensino e aprendizagem, a liberdade de cátedra se limitava apenas ao professor agora com essa nova expressão ela engloba tanto o professor que transmite o conhecimento, o aluno que é quem recebe o conhecimento e traz também a capacidade de adquirir o conhecimento por si só que é a pesquisa, ou seja, a liberdade de aprender, liberdade de ensinar e liberdade de pesquisar.

ze10.jpg

Legislação

A Constituição Federal de 1988 é caracterizada pelo caráter social que busca igualdade e desenvolvimento e um dos principais instrumentos para isso é a educação, a educação tem como papel da sociedade o desenvolvimento da pessoa exercendo de fato o papel da cidadania.

ze11.jpg

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 assegura essa liberdade em seu artigo 206, no trecho transcrito a seguir:

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ... II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, ...

ze13.jpg

A Lei De Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996), em seu artigo terceiro, reafirma as liberdades já garantidas pela Constituição.

ze15.jpg

NÃO IMPORTA SEU NOME ,GÊNERO CREDO,LUGAR ONDE VIVE A RESISTÊNCIA SEMPRE EXISTIRA PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO...AFINAL SOMOS TODOS SERES HUMANOS...

"Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras"

ze 18.jpg

ILUSTRAÇÃO:

JOSE CARLOS FREITAS LEMOS, CONHECIDO COMO ZÉ...ZECA...

Ilustração do ZÉ Carlos...ZÉ...ZECA...homenagem a um batalhador da Universidade


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Geraldo Costa