viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

Justo Gallego a Catedral pelas suas mãos

Justo Gallego Martínez (também conhecido como Don Justo ) (nascido em 20 de setembro de 1925 em Mejorada del Campo ) é um ex- monge que constrói sozinho um edifício de catedral na cidade de Mejorada del Campo na Comunidade de Madri , Espanha, desde 1961. Don Justo nomeou o edifício Nuestra Señora del Pilar.


Justo-gallego-martinez.jpg

Gallego Martínez era agricultor. Sua mãe, católica , era muito piedosa. Sua educação escolar foi interrompida pela Guerra Civil Espanhola . Aos dez anos de idade, ele testemunhou forças comunistas , que estavam lutando contra Francisco Franco , matando padres e saqueando a igreja em Mejorada del Campo; os eventos o deixaram com pouco respeito pela administração socialista da cidade. Quando jovem, ele se juntou a um trapista mosteiro , mas teve que sair em 1961, após oito anos, quando contraiu tuberculose e sua saúde deteriorou-se no regime monástica. Ele começou a construir uma catedral em um terreno que herdara de seus pais. Prometera que, se se recuperasse da tuberculose que o derrubara, construiria um santuário em homenagem a Nossa Senhora do Pilar , a quem havia rezado.

Cathedral_of_Justo_Gallego.jpg

Em 12 de outubro de 1961 ( dia da festa de Nossa Senhora do Pilar ), Gallego iniciou as obras. Não há planos formais para o edifício. Gallego Martínez inicialmente apenas nivelou o terreno e mapeou as obras no local. O edifício evoluiu ao longo do tempo em resposta à oportunidade e inspiração. As inspirações incluíram a Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano, a Casa Branca nos EUA e vários castelos e igrejas na Espanha.

justo_gallego_mejorada_del_campospain.jpeg.size-custom-crop.1086x0.jpg

As dimensões externas do edifício principal são 20x50 metros e a área total construída de cerca de 8.000 m 2 . Abaixo do edifício principal, há uma cripta e, ao lado, um complexo de capelas menores, claustros, alojamentos e uma biblioteca. A cúpula do edifício principal (modelada na Basílica de São Pedro) tem cerca de 40 metros de altura, cerca de 12 metros de diâmetro.

Justo-gallego-martinez.jpg1.jpg

A maioria dos materiais de construção e ferramentas utilizadas na construção são reciclados. Isso inclui objetos do cotidiano e excesso de materiais de construção doados por empresas de construção e uma fábrica de tijolos nas proximidades. Por exemplo, as colunas foram moldadas com velhos tambores de gasolina . Os trabalhos de construção foram realizados sem qualquer guindaste.

Gallego Martínez geralmente começa seu dia de trabalho às 6h e trabalha dez horas por dia, exceto aos domingos. Eusebio Sanchez Dominges, o pároco, descreveu Gallego Martinez como um homem devoto que assiste à missa todos os domingos.

justo-gallego-martinez-mejorada-del-campo-37.jpg

Arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em outras áreas, como, por exemplo, ciência da computação, o termo arquitetura se refere à estrutura geral de um sistema, sendo como um sinônimo de algo que projetado ou a forma como funciona.

Cathedral_of_Justo_Gallego.jpg1.jpg


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa