Los Hacheros do Brooklyn...Era de Ouro da música latina
"O Bambulaye foi gravado , com o objetivo de fazer dançar e dançar desde a primeira audição." diz o produtor / guitarrista Jacob Plasse, também fundador do selo latino de revitalização Daptone, Chulo Records. “Eu queria que esse disco parecesse e soasse do jeito que é quando tocamos nossos sets finais às 3 da manhã , exaustos nos mergulhos no East Harlem. De repente, a banda ganha vida e todos os dançarinos antigos estão como se fosse 1970 novamente. Nesses momentos, sentimos que poderíamos tocar a noite toda. ”
Los Hacheros revive estilos folclóricos como montuno, guaracha e salsa, e freqüentemente os combina com Bomba, um ritmo ardente das montanhas de Porto Rico. "Los Hacheros tem a magia da improvisação de grupo", acrescenta o baixista William Ash. "Tocamos em um estilo orientado para o swing e enfatiza a clave cubana como grandes da antiguidade: Arsenio, Reve, Ritmo ..."
Uma banda de apenas 5 músicos, Los Hacheros pode soar como um conjunto de 12. Eddie Venegas (Marc Anthony, Orquestra Broadway), que toca violino e canta coros, improvisa mambos no trombone, Itai Kriss
(Edmar Castaneda, Grupo Latin Vibe) canta, toca flauta, campana e guiro, enquanto Papote Jimenez é responsável por vocais, soneos com alma (versos improvisados) e congas. William Ash (Alfredo de la Fe, Brenda K Starr) segura o tumba no baixo do bebê, enquanto Jacob Plasse toca o tres, um instrumento semelhante a uma guitarra originário da província do Oriente, em Cuba.
“Há um milhão de pequenas dicas no Bambulaye que informam que é uma banda ao vivo”, descreve Plasse. "Parece que ambos podem desmoronar e explodir a qualquer momento."