viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

PLANOS URBANOS DO RIO DE JANEIRO: PLANO AGACHE

Plano Agache é a denominação popular do plano de remodelação urbana da cidade do Rio de Janeiro elaborado no final da década de 1920, por Alfred Agache, por solicitação do então prefeito da cidade, Antônio Prado Júnior.

Embora não tenha sido efetivamente implementado, o Plano abriu novas perspectivas para o urbanismo no Brasil e deu origem à criação do Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal.


plano-agache-890x395_c.jpg

PLANOS URBANOS DO RIO DE JANEIRO: PLANO AGACHE

O Plano Agache foi a primeira proposta de intervenção urbanística na cidade do Rio de Janeiro com preocupações genuinamente modernas. Concluído em 1930, introduziu no cenário nacional algumas questões típicas da cidade industrial, tais como o planejamento do transporte de massas e do abastecimento de águas, a habitação operária e o crescimento das favelas. Além disso, com discussões emergentes que iam desde a necessidade de um zoneamento para a cidade até a delimitação de áreas verdes, ultrapassou os limites do Academicismo das intervenções predecessoras de Pereira Passos e Paulo de Frontin.

Agache.jpg

Pensando de maneira orgânica e global o espaço, a arquitetura essencialmente cosmopolita do Art Déco deu o tom para a estrutura urbana proposta. O tratamento volumétrico moderno das suas composições com a predominância de cheios sobre vazios e a composição com linhas e planos serviram para Alfred Agache pensar a cidade como arquitetura, com estruturas urbanas orientadas pela forma dos edifícios, moldando espaços públicos, ruas, quadras e galerias.

A versão traduzida do Plano Agache foi publicada em 1930 com uma tiragem de 1.750 exemplares, 250 dos quais numerados, em versão luxo com um mapa geral com as propostas do plano. Para esse trabalho foi digitalizado um exemplar privado, não numerado. Outros exemplares podem ser consultados em bibliotecas públicas como a Biblioteca do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Para citação bibliográfica: PREFEITURA DO DISTRICTO FEDERAL; AGACHE, A. Cidade do Rio de Janeiro: Extensão- Remodelação-Embellezamento. Paris: Foyer Brésilien, 1930.

Agache.jpg1.jpg

Este trabalho é parte do Projeto de Estudos dos Planos Urbanos realizados para a Cidade do Rio de Janeiro. A digitalização do original foi apoiada pelo Instituto Art Déco Brasil por ocasião do XI Congresso Mundial Art Déco no Rio de Janeiro em agosto de 2011 e a tecnologia de pesquisa partiu da empresa DocPro.

ACESSO OBRAS RARAS

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or1355316/or1355316.pdf

Alfred_Agache,_1927.jpg


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Geraldo Costa