The Deviants - Ptooff! 1968 ...Muito alem do seu tempo...
The Deviants (originalmente The Social Deviants) foi uma banda britânica de rock formada no final da década de 1960. Serviu como veículo para o trabalho musical de seu fundador Mick Farren até sua morte em 2013.Farren afirmou que o The Deviants era uma banda comunitária que fazia algumas coisas de vez em quando e descrevia o som da banda como rock psicodélico de ranger os dentes, algo entre Iggy and The Stooges e The Mothers of Invention.
O Social Deviants foi fundado por Mick Farren em 1967 acompanhado por Pete Munro no baixo; Clive Muldoon e Mike Robinson na guitarra e Russell Hunter na bateria.A banda reduziu seu nome para The Deviants depois de Pete e Clive saírem e serem substituídos por Sid Bishop e Cord Rees respectivamente. Gravaram seu primeiro disco Ptooff! financiados por um amigo de Mick, Nigel Samuel, o filho de um multimilionário. O disco foi lançado de forma independente e era vendido somente no Reino Unido pela Underground Press, mais tarde a Decca Records relançou e distribuiu o álbum.Este disco foi relançado mais algumas vezes: em 1992 pela Drop Out Records, em 2004 pela Captain Trip Records, em 2009 pela Esoteric Recordings e em 2013 pela Angel Air Records.
Em 25 de junho de 2011, depois de voltar a morar no Reino Unido, Farren se apresentou no palco 'Spirit of 71' no Glastonbury Festival com 'The Last Men Standing'. A banda incluía Andy Colquhoun e a seção rítmica dos Deviants no final dos anos 1960, de Sanderson e Hunter.Durante uma rara apresentação de The Deviants no The Borderline, no centro de Londres, em 27 de julho de 2013, Farren caiu no palco. Ele morreu mais tarde no hospital.