viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)

The HU ... Rock da Mongólia

A banda de folk-metal da Mongólia, Hu, tornou-se uma sensação viral no final dos anos 2010. Combinando o rock ocidental pesado com a instrumentação tradicional da Mongólia e o canto da garganta, eles produzem um som único que celebrava a cultura folclórica de sua nação enquanto a promovia em todo o mundo.


the-hu-204077.jpg

Gereg Hu foi formado em 2016 na capital da Mongólia, Ulaanbaatar. Os membros, todos com formação clássica no Conservatório Estadual da Mongólia, se conheciam há anos, mas finalmente foram reunidos em uma banda pelo experiente produtor Dashdondog "Dashka" Bayarmagnai , que tinha a idéia de combinar música tradicional da Mongólia com rock ao estilo ocidental. . O vocalista Galbadrakh "Gala" Tsendbaatar empregava canto khoomei ou overtone (algumas vezes conhecido como canto na garganta); ele e Enkhasaikhan "Enkush" Batjargal tocaram morin khuur (rabeca de cavalo); Nyamjantsan "Jaya" Galsanjamts forneceu tumur khuur (harpa de judeu) e tsuur (flauta), enquanto Temuulen "tocado tovshuur (alaúde). Nos discos e ao vivo, eles foram apoiados por outros músicos tocando instrumentos de rock ocidental. Chamando seu estilo de "rocha hunnu" ("hu", sendo a raiz da palavra mongol para "ser humano" e a provável origem do nome dos povos antigos hoje conhecidos no Ocidente como os hunos), eles pretendiam celebrar e promover seu país. tradições e cultura.

O analógico ocidental mais próximo é provavelmente o folk metal do norte da Europa de bandas como Korpiklaani , mas o som do Hu estava mais próximo do rock pesado do AC / DC.do que qualquer "metal" real. Seus dois primeiros vídeos, "Yuve Yuve Yu" ("What's Going On?") E "Wolf Totem", lançados no final de 2018, tornaram-se hits virais, acumulando mais de sete milhões de visualizações entre eles no espaço de apenas alguns meses. Mais tarde, os singles "Shoog Shoog" e "The Great Chinggis Khaan" coincidiram com uma turnê européia. O álbum de estréia, The Gereg , foi lançado no Ocidente pela Eleven Seven Records em 2019; seu título deriva do nome do primeiro passaporte diplomático do mundo, usado durante o tempo de Genghis Khan.


Geraldo Costa

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// //Geraldo Costa