A Curva e as Estruturas Arquitetônicas...
A arquitetura é arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.
No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço. Para esses projetos darem certos é indispensável ter a estrutura adequada para cada tipo de orçamento. Cada estrutura tem uma viabilidade diferente, ou seja, não se pode colocar qualquer estrutura em um projeto. O projeto arquitetônico deve ser entendido não apenas como um produto que é capaz de definir a edificação, gerando desenhos, especificações técnicas, detalhamentos e memoriais.
(DELATORRE)
A estrutura é uma noção fundamental e às vezes intangível cobrindo o reconhecimento, observação, naturezae estabilidade de padrões e relacionamentos de entidades. Uma estrutura define do que um sistema é feito. É uma configuração de itens. É uma coleção de componentes ou serviços inter-relacionados.
Um traço simples, quase infantil, que continha uma genialidade ímpar. Com gestos rápidos, desenhos e formas anteviam as obras já prontas numa mente genial, composta por alguns dos conceitos que revolucionaram as linhas arquitetônicas dos séculos XX e XXI. Quem observa os rabiscos de Oscar Niemeyer talvez não entenda como aquelas linhas tortas ganharam o mundo e fizeram de uma cidade uma exposição artística a céu — e que céu! — aberto.
Pedro Deodato/Viés Arquitetônico
Texto Referencia:
https://jornaldebrasilia.com.br/60anos/o-traco-e-as-curvas-do-genial-niemeyer/