Álbum de estreia do Cream,... ''Fresh Cream''
Klooks Kleek, por exemplo, era um clube com sede em Railway Hotel, Hampstead, Londres, com capacidade para cerca de 100 pessoas. O local tinha uma forte associação de blues e outras bandas de rock com um forte pedigree de blues inicial tocaram lá, incluindo Ten Years After cujo segundo álbum 'Undead' foi gravado no local.
Tem havido rumores de que o show do Cream pode ter sido gravado com o lançamento de um álbum ao vivo em mente, no entanto, uma série de questões em torno da mixagem e do equipamento teriam descartado isso e parece inconcebível que o Cream teria aceitado um lançamento abaixo do padrão, apesar seu excelente desempenho na noite.
O show de Estocolmo foi gravado para transmissão de rádio e, como resultado, também é de boa qualidade de áudio. Os primeiros bootlegs deste programa tiveram problemas de velocidade, alguns foram acelerados em 10 a 15%, no entanto esta versão foi corrigida, o que sugere que veio da fonte 'Renovating The Blues', que é a melhor versão depois de muito cuidado e atenção. para corrigir a velocidade e a qualidade do áudio.
O álbum de estreia do Cream, Fresh Cream, foi gravado e lançado em 1966. O álbum alcançou a 6ª posição nas paradas do Reino Unido e a 39ª nos Estados Unidos. Consistia principalmente em covers de blues, incluindo "Four until Late", "Rollin 'and Tumblin'" (escrita por Muddy Waters), "Spoonful" (escrita por Willie Dixon e gravada por Howlin 'Wolf), "I'm So Glad "(escrito por Skip James) e" Cat's Squirrel ". O resto do álbum continha canções escritas (ou co-escritas) por Jack Bruce, mais notavelmente "I Feel Free" (que foi um single de sucesso no Reino Unido, mas incluído apenas na edição americana do LP), e duas por Ginger Baker (um dos quais, "Toad", continha um dos primeiros exemplos de solo de bateria na música rock). Ginger Baker também colaborou com Jack Bruce '
Os primeiros bootlegs do Cream mostram uma banda muito mais compacta apresentando mais canções. Todas as canções são versões razoavelmente curtas de cinco minutos de "NSU", "Sweet Wine" e "Toad". Mas apenas dois meses depois, o set list encurtou, com as canções muito mais longas.
TEXTO REFERÊNCIA
https://mdzmusic0.blogspot.com/2011/01/cream-blues-years-live-1966-67_24.html