viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"
(George Orwell)

CAETANO VELOSO / CAETANO VELOSO ...Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação?

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro, 7 de agosto de 1942) músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Embora desde cedo tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu "mestre supremo" e com quem dividiria o palco anos mais tarde), Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.


CV.jpg

Basta olhar para a expressão lúgubre que Caetano Veloso carrega na capa de seu terceiro disco homônimo, de 1971, e fica claro que o ouvinte vai ficar chateado. É uma expressão de olhos mortos que diz: "Amigo, sente-se, tome uma bebida e ouça minha história cansativa". E é um conto de saudades de casa, para o homem que apenas alguns anos antes tinha sido um dos catalisadores de uma revolução que lançou o mundo da música brasileira nos psicodélicos Beatles - a montanha-russa da Eslovin 'da Tropicália agora vivia no Reino Unido em um exílio imposto pelo governo.

Longe vão os flashes Day-Glo de seus álbuns anteriores, substituídos pelo realismo de um revolucionário cujos sonhos foram fechados. Se houvesse alguma dúvida até o fundo de sua melancolia, Veloso esclarece imediatamente com "A Little More Blue", refletindo sobre ter sido jogado na prisão e declarando que seu exílio é pior do que sua prisão brasileira. Mais triste ainda é a homenagem apaixonada à irmã, "Maria Bethânia", que deixa claro sua desconexão física e emocional. Mas nem tudo é tão sombrio; também há canções animadas, como o conhecido clássico "London, London" e a única faixa cantada por portugueses, "Asa Branca".

Há toques brasileiros na musicalidade de Veloso e seu fraseado, mas o álbum é mais na tradição dos clássicos infortúnio populares como Bob Dylan 's Blood on the Tracks e Tim Buckley 's feliz triste. Se isso parece uma companhia pesada, então procure este trabalho emocionalmente rico e complexo de um artista que não se limita a ficar nos ombros de gigantes - ele é um dos gigantes.

O problema ao realizar este álbum homônimo de Caetano Veloso por volta de 1971 realizaram a comparações com seus dois álbuns anteriores, Caetano Veloso (1968) e Caetano Veloso (1969). Não é que esse Caetano Veloso (1971) seja "diferenciado" ele é muito bom, mas sua alma musical esta conectada com o exílio forçado de Catano Veloso na Europa.

Contam que na época que ele estava deprimido, a foto do álbum revela a sua alma, onde torna-se bem reveladora. O tom geral de Caetano Veloso é bastante triste e melancólico. A escolha de uma interpretação, mesmo escrita, em inglês parece questionável para alguns críticos mas fortalece a estrutura do álbum. As composições são de rara sensibilidade, onde a sua voz nos conta como a sua alma estava distante de seus valores,tropicais, mas emergem nas musicas "London, London" e "Maria Bethânia", verdadeiro poema de extremos.

Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política contestadora, sendo até confundido como um militante de esquerda, ganhando por isso a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até 1985. Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas. Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.

A maior parte das canções do álbum Caetano Veloso, gravado em Londres pelo selo Famous da Paramount Records, foram cantadas em inglês, e Transa mesclou português e inglês nas canções, ambos de 1971.Asa branca (de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)tem a especificidade da cultura brasileira... Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação? .

CAETANO VELOSO / CAETANO VELOSO, verdadeira poesia musical demonstra a identificação da alma musical gravada por melodias suaves e densas da saudade , palavra que não tem tradução nos mais diversos poemas mas exprime a sua tradução no cantar que se transforma em Asa Branca...

CV1.jpg


Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// //Geraldo C.