viver à deriva e sentir que tudo está bem...

A vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor...

Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"
(George Orwell)

The Yardbirds Pequenos jogos

Little Games é o quarto álbum americano da banda de rock inglesa The Yardbirds . Gravado e lançado em 1967, foi seu primeiro álbum gravado depois de se tornar um quarteto com Jimmy Page como único guitarrista e Chris Dreja mudando para o baixo. Foi também o único álbum do Yardbirds produzido por Mickie Most .


Ylittlegames.jpg

Embora a nova formação estivesse se tornando mais experimental com apresentações mais longas e improvisadas, a gravadora dos Yardbirds trouxe o produtor de singles de sucesso Most para conseguir um produto mais comercial. No entanto, nem o material que apresentou adequadamente sua nova abordagem nem os singles de sucesso foram lançados. O lançamento da faixa-título "Little Games" que antecedeu o álbum não alcançou a parada de singles no Reino Unido e, consequentemente, o álbum não foi lançado lá. No entanto, o álbum teve lançamento limitado nos EUA, Alemanha e Nova Zelândia, mas só alcançou o número 80 nos EUA.

Little Games se tornou o último álbum de estúdio dos Yardbirds, embora Most tenha continuado a produzir singles para o grupo. Estes foram posteriormente coletados e lançados com o álbum original, juntamente com outtakes e mixagens alternativas em uma edição expandida intitulada Little Games Sessions & More em 1992.

As primeiras gravações de Mickie Most-involved ocorreram no Olympic Studios em Londres em 5 de março de 1967. Esta sessão produziu o single "Little Games" com "Puzzles". Embora Dreja e o baterista Jim McCarty estivessem presentes para gravar "Little Games", Most usou músicos de estúdio John Paul Jones (arranjo de baixo e violoncelo) e Dougie Wright (bateria) para suas partes para reduzir o tempo de estúdio. O restante das músicas de Little Games foram gravadas durante uma sessão de três dias no De Lane Lea Studios de Londres de 29 de abril a 1 de maio de 1967 e músicos de sessão foram usados, incluindo Jones (baixo em "No Excess Baggage") e Ian Stewart(piano em "Beber Muddy Water"). Uma música, um instrumental de violão intitulado "White Summer" é uma peça solo de Jimmy Page. Ele usa uma afinação de guitarra "DADGAD", dando-lhe um som de música oriental, que é aprimorado com tabla de percussão indiana tocada por Chris Karan e uma linha de melodia de oboé. Outro instrumental, "Glimpses", apresenta partes de guitarra com Page usando um pedal wah-wah e sons de estação de trem e playground infantil após uma leitura manipulada por voz de um poema. A guitarra de Page também é proeminente em "Tinker Tailor Soldier Sailor", onde ele introduziu sua técnica de arco de guitarra; "Beber água barrenta",You Shook Me "); e as pausas instrumentais em "Smile on Me", incluindo uma coda de guitarra wah-wah.

birds.jpg

O cronograma de gravação era tão apressado que o grupo muitas vezes nem ouvia os playbacks. Page relembrou: "Foi muito corrido. Tudo foi feito de uma só vez porque Mickie Most estava basicamente interessado em singles e não acreditava que valesse a pena fazer as faixas diretamente no álbum". O cronista do Yardbirds, Gregg Russo, observa que o resultado foi que "muitas [das músicas] têm uma qualidade de demonstração que a falta de tempo não permitiria que mudassem". Na verdade, uma música, a pop-ish "Little Soldier Boy" foi lançada com o guia vocal áspero de McCarty fornecendo a parte destinada a um trompete.

Os três singles subsequentes gravados pelos Yardbirds e posteriormente lançados na expansão Little Games Sessions & More receberam um tratamento semelhante. Apenas o cantor Keith Relf aparece na versão cover de "Ha! Ha! Said the Clown" (com Al Gorgoni na guitarra, Rick Nielsen no órgão, Joe Macho no baixo e Bobby Gregg na bateria, gravado no Columbia Studios New York em 13 de junho 1967 e Abbey Road Studios em 19 de junho de 1967). Mais duas músicas cover, " Ten Little Indians " (Jones no baixo e arranjo orquestral e Clem Cattini na bateria, Olympic Studios em 25 de setembro de 1967) e "Goodnight Sweet Josephine" ( Nicky Hopkinsno piano, Jones no baixo e Cattini na bateria, De Lane Lea em março de 1968) também usam músicos de sessão. Apenas o lado B de seu último single, o proto-heavy metal "Think About It", foi gravado por todo o grupo. A música inclui um solo de guitarra que Page estava usando nas apresentações do grupo de "Dazed and Confused" (que ele transferiu, com algumas letras diferentes, para o Led Zeppelin).


Geraldo C.

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell) .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/musica// //Geraldo C.