voar é preciso

Se há leveza, eu voo. Se a vida chama, eu vou.

Cláudia Alves

Amante de voos e sorrisos. Se há leveza, eu voo. Se a vida chama, eu vou. Afinal, voar é preciso.

O ano novo é uma receita da vovó?

Um dia, o gás pode acabar, o açúcar não adoçar e o chocolate amargar. E agora? Isso não estava na receita! Então não se prenda a ela.


vovo400.jpeg

Neste ano algo muito triste aconteceu na vida da Júlia e do Pedrinho. Ela perdeu a sua mãe e ele a sua avó. Entre o aconchego que só uma avó tem e aquela risada que Pedrinho amava ouvir, os bolos de cenoura com chocolate de dona Amparo os enchia de saudades.

Com a receita do bolo em mãos, Júlia sempre tentava fazê-lo nas tardes de domingo, quando Pedrinho chegava do futebol com os amigos. "Mas não está igual ao da vovó!", exclamava o garoto, a cada nova tentativa da mãe.

Coma sete sementes de romã, uma colher de lentilha, uvas e avelãs. Pule sete ondas. Toma uma taça de vinho espumante. Use branco e roupa íntima colorida. Presenteie Iemanjá!

Não, essa não é a receita de bolo da dona Amparo. Mas a receita que costumamos tentar fazer a cada novo ano que se aproxima. E quando nada ou pouco dá certo sempre aparece um Pedrinho para reclamar. Na maioria das vezes, o Pedrinho somos nós.

Enquanto isso, para os amigos do garoto, a parte predileta do futebol era o lanche em sua casa, ou melhor, os bolos de cenoura com chocolate da Júlia. "Tem um gosto diferente a cada vez que ela faz", comentava um dos amigos, a cada nova descoberta da mãe de Pedrinho.

Júlia sabia que nenhum dos seus bolos, mesmo seguindo criteriosamente a receita, jamais ficariam iguais aos de sua amada mãe. A cada tentativa, ela descobria novos sabores e ficava feliz com isso.

Supersticiosos ou não, otimistas ou pessimistas, deixemos de sermos tão Pedrinho para sermos, pelo menos, um pouco Júlia. Dona Amparo ficará feliz em saber que sua receita está dando origem a tantas outras tão gostosas quanto.

Um dia, o gás pode acabar, o açúcar não adoçar e o chocolate amargar. E agora? Isso não estava na receita! Então não se prenda a ela.

O seu ano novo é uma receita da vovó?


Cláudia Alves

Amante de voos e sorrisos. Se há leveza, eu voo. Se a vida chama, eu vou. Afinal, voar é preciso. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious //Cláudia Alves