xinho montenegro

A arte de escrever sobre o que vê, ouve, ou vive...ou de inventar o que queria ver, ouvir ou viver!

xinho montenegro

Um professor de música e educação especial que ama cantar e, por também amar as palavras, se arrisca a ser escritor e compositor e, tenta através de seus textos e músicas falar um pouco do que sente, além de ter a pretensão de buscar falar um pouco do que outras pessoas sintam e talvez não consigam traduzir em palavras.

Quero alguém que não use o que eu disse contra mim...

Quantas vezes, machucada por uma relação do passado, você acreditou que nunca mais conseguiria confiar novamente em alguém? E quando se viu confiando, quantas vezes temeu estar errando mais uma vez por se jogar de corpo e alma nos braços do imprevisível? Mas a vida é assim e, mais uma vez, você vai...


Aí você confia, se joga, se entrega de corpo e alma e, quando vê...”quebra a cara” mais uma vez. Esta poderia ser apenas mais uma história de um relacionamento qualquer, do tipo que ocorre todos os dias. Mas esta também pode ser a sua história, a minha, ou a de qualquer outro homem ou mulher. Aquele relacionamento parecia ter tudo pra dar certo, afinal de contas, você foi tão seletiva na escolha do felizardo, analisando seu jeito de lhe tratar, sua vontade de ter uma família, as afinidades entre ambos e todas as famosas promessas que praticamente todos fazem nos primeiros momentos de envolvimento, como se imaginando que o amor ou a paixão fizessem as pessoas sofrerem de amnésia. Mas não é assim, você lembra exatamente de todas as promessas que ele lhe fez, principalmente aquelas que diziam respeito a você sempre poder confiar nele, pra tudo, e em todos os momentos. E são aquelas promessas que agora lhe fazem se sentir tão fechada, tão medrosa, tão receosa com o fato de que um novo envolvimento afetivo possa lhe trazer um novo sofrimento.

E você foge, evita, tenta fazer de conta que é melhor viver só e nunca mais entregar seu amor e seu corpo a alguém que não a mereça. Cá entre nós, uma ótima escolha, essa de não se entregar a quem não a mereça. Mas vamos combinar também que, você nunca terá realmente como saber quem a merece, sem ao menos se permitir ter um pouco de contato com o novo pretendente. Claro que, você, adulta e já marcada pela vida, está aprendendo a cada dia mais, diferenciar mais um idiota de um potencial grande amor e, assim, já sabe quem realmente merece uma chance de ter um pouco mais de contato com você.

Mas apesar do medo, você é toda feita de amor. Está na sua cara, no seu sorriso, no seu jeito. Você e eu sabíamos que seria impossível se segurar muito tempo e, então, tudo volta a acontecer... Você começa a confiar como amigo e se permite contar algumas coisas que nunca se imaginou contando para outro homem. Fala sobre suas dores, seu passado, seus desejos, seus sonhos que agora parecem arruinados e, quando percebe, já está se sentindo envolvida novamente. Você ainda evita um pouco mais, mas ele lhe oferece ouvidos, ombro amigo, lhe dá a mão e, sem sequer tocar seus lábios, já tocou seu coração. Ele realmente parece diferente dos outros tantos que você vê por aí.

Ah, eu sei, você também pensou isso a respeito daquele relacionamento doentio do qual ainda está tentando se recuperar. E com todas as forças procura mostrar a ele os seus defeitos, pois quem sabe assim ele se afaste. Quem sabe assim ele perceba que você não é perfeita e se afaste de vez. Quem sabe assim facilite, pois você não quer se sentir responsável por mais um término de um relacionamento que tinha tudo para dar certo. É, mais um, pois em dias em que a dor volta a lhe sufocar, você ainda se sente culpada pela morte daquele falso amor. Mas em uma coisa você estava certa. Esse cara realmente parece diferente. E como você, ele também é adulto e tem aprendido com a vida. E não, ele não quer a mulher perfeita. Ele é decidido. Ele quer você!

Não existindo mais alternativas para suas fugas, você ainda busca um último motivo para justificar para si mesma a necessidade de afastá-lo. Ele sabe muito de você e isso não daria certo. Na primeira briga, na primeira discussão, ele vai trazer à tona os seus maiores pesadelos. Ele vai comparar seus possíveis erros do momento com erros do passado. Ele se sentirá ofendido se você evitar agir com ele de uma forma que agiu em seu último relacionamento, afinal, você agirá assim por querer fazer com que a história seja diferente. É, realmente não dá. Como dizia Renato Russo, você quer “alguém que não use o que eu disse contra mim”.

Pois é, sinto lhe informar que talvez seja mais uma desculpa que irá por “água abaixo”. Esse cara parece realmente entender que relembrar o passado só lhe fará temer ainda mais o futuro. Mas ele não gosta de mentiras e sabe que você precisa de alguém de verdade ao seu lado. E correndo o risco de perdê-la, lhe confessa que poderá sim usar o que você disse “contra” você. Mas sim, ele é diferente. E talvez ele a lembre do que você falou, do que viveu e, do quanto sofreu, apenas para lembrá-la também que você precisa que tudo seja melhor daqui pra frente e, que ele está ao seu lado de verdade, pronto para dar-lhe a mão e ajudá-la a esquecer aquilo que ainda lhe provoca pesadelos.

Então, garota, sinto lhe informar que, talvez seu único erro de verdade tenha sido chamar de amor aquela relação falsa em que você esteve envolvida. E talvez esteja próxima de cometer um erro muito maior agora, afastando de você o que realmente pode ser um amor de verdade. Mas não se assuste, caso não seja amor, ao menos terá mais verdade. E sei que agora você está fechada, feito ostra invadida por um parasita. Não é para menos. E sei o quanto aquele “parasita” atrapalhou e ainda atrapalha sua vida. Mas garota, cá entre nós, não se preocupe tanto, pois entre ostras e parasitas, esse cara sabe identificar uma pérola!

SUGESTÃO: se gostou do texto, que tal ouvir a música "Agora é tarde" e conhecer um pouco mais do trabalho do Xinho Montenegro como compositor?


xinho montenegro

Um professor de música e educação especial que ama cantar e, por também amar as palavras, se arrisca a ser escritor e compositor e, tenta através de seus textos e músicas falar um pouco do que sente, além de ter a pretensão de buscar falar um pouco do que outras pessoas sintam e talvez não consigam traduzir em palavras. .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //xinho montenegro
Site Meter