xinho montenegro

A arte de escrever sobre o que vê, ouve, ou vive...ou de inventar o que queria ver, ouvir ou viver!

xinho montenegro

Um professor de música e educação especial que ama cantar e, por também amar as palavras, se arrisca a ser escritor e compositor e, tenta através de seus textos e músicas falar um pouco do que sente, além de ter a pretensão de buscar falar um pouco do que outras pessoas sintam e talvez não consigam traduzir em palavras.

A vida é um relógio em contagem regressiva

Parece óbvio dizer que seu tempo de vida está diminuindo, mas será que realmente você já parou para pensar nisto e pensar em como está gastando esse precioso tempo?


Quem dera soubéssemos o tempo que ainda temos por aqui...quanto tempo de vida ainda teremos para realizarmos nossos sonhos? Quantas vezes mais poderemos abraçar as pessoas que mais amamos? Quantas vezes mais poderemos utilizar nossos conhecimentos a favor de alguém? Quantas vezes mais poderemos ser os ouvidos de alguém que só precisa desabafar e não encontra ninguém disposto a ouvir?

Se carregássemos em nosso pulso, em vez de um relógio “convencional”, um que marcasse apenas o tempo que ainda temos, talvez não perdêssemos tantos momentos envolvidos naquilo que realmente não fará diferença alguma quando o relógio zerar. O relógio da vida é um relógio em contagem regressiva e, parafraseando Millôr Fernandes ao dizer que quem mata tempo está matando a si mesmo, lembro que cada dia a mais de vida, na realidade é um dia a menos para fazermos a diferença neste mundo. Mas aí você pode pensar “mas eu não quero fazer diferença alguma para alguém, quero apenas viver minha vida”. Tudo certo, é um direito seu. Mas aí então, também podemos pensar de uma forma diferente, lembrando daquele velho ditado que diz que “quem não ajuda, não atrapalha”, e podemos inverter as perguntas. Quantas vezes mais você usará suas palavras para machucar alguém? Ou pelo contrário, quantas vezes seu silêncio para com alguém fará com que essa pessoa sinta-se desprezada, ignorada, inútil em sua vida?

Você pode ser a pessoa que quer mudar o mundo ou aquela que não quer mudar nada, nem a você mesmo, porém, em ambos os casos o relógio está correndo, as horas passando e o tempo diminuindo. E então, o que fará com o tempo que lhe resta? Embora saibamos que nosso tempo é contado e, que quando menos esperarmos, nosso prazo por aqui terá acabado, mesmo assim nos desgastamos com coisas que realmente só tomam o nosso tempo, desviando-nos daquilo que realmente importa. Será que se o nosso tempo fosse contado de forma visível, daríamos mais valor para cada ano, mês, dia, hora, ou mesmo cada segundo? Será que não evitaríamos aquela briga de trânsito que ocorreu apenas porque um condutor queria provar que o outro era o errado, sendo que, em se tratando de tempo, os dois estavam errando por não gastarem seus preciosos minutos com aquilo que realmente importa? Será que você se preocuparia tanto com as pequenas imperfeições da pessoa que está ao seu lado, ou se preocuparia mais em aproveitar cada momento, deixando lembranças positivas para ambos? Será que adiaria aquele pedido de desculpas ou aquela ligação convidando para um almoço entre amigos para colocarem as conversas em dia? Será que choraria e se sentiria injustiçado por ter sido demitido ou comemoraria por aproveitar mais um dia tendo liberdade de escolha, podendo ir à praia ou ficar em casa com seus familiares? Será que não prolongaria aquele beijo ou aquele abraço por mais alguns segundos? Não sei você, mas eu prolongaria.

Em minha vida tenho feito muitas escolhas que me fazem estar muito tempo longe de pessoas que amo muito. Não sei se são as escolhas certas, mas eram as escolhas que me cabiam em determinado momento. De agora em diante me cabe fazer o melhor com o tempo que me resta. Amar mais em menos tempo, pois meu relógio também está em contagem regressiva. E não falo isto para lhe apavorar ou para soar melancólico ou dramático, mas apenas para que possa pensar melhor onde está investindo seu tempo. Por falar nisto, vou parando por aqui, pois tenho tantas outras coisas importantes para fazer. Ah, mas antes de tudo, muito obrigado por tirar um pouco do seu tempo para ler minhas simples palavras. Espero que tenha gostado e que ao menos lhe tenha feito pensar, pois assim não terá sido perda de tempo e, sim, investimento na sua evolução como ser humano. Cabe a nós sabermos a diferença. A mim, neste momento, cabe apenas agradecer mais uma vez, finalizar e aguardar que possamos nos encontrar pela vida ou em outros textos meus, com você já tendo a certeza de estar investindo e, não perdendo comigo, o seu precioso tempo, pois sempre cabe lembrar que a vida é um relógio em contagem regressiva e, por isto, devemos fazer com que cada segundo vivido tenha valido a pena.

SUGESTÃO: se gostou do texto, que tal ouvir a música "Antes que o mundo acabe" e conhecer um pouco mais do trabalho do XINHO MONTENEGRO como cantor e compositor?


xinho montenegro

Um professor de música e educação especial que ama cantar e, por também amar as palavras, se arrisca a ser escritor e compositor e, tenta através de seus textos e músicas falar um pouco do que sente, além de ter a pretensão de buscar falar um pouco do que outras pessoas sintam e talvez não consigam traduzir em palavras. .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //xinho montenegro