xiuxiueig

Sussurros do desassossego.

Karina Angolini

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.

Você precisa ouvir: Merry Christmas Mr. Lawrence

Pare e vá até um lugar calmo. Feche os olhos e solte o play. Essa música precisa ser sentida, vivida - e não apenas ouvida. Ela nos transporta a um labirinto de sentimentos e emoções e nos traz um pouco mais de esperança e otimismo na humanidade.


Ryuichi Sakamoto é o compositor dessa façanha. É um japonês que entende da arte de nos emocionar: formado pela Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música, já ganhou no mínimo cinco prêmios por suas belas obras. Possui uma discografia impressionante e, a meu ver, humanizadora. Seus toques sempre me remetem ao lado bom do homem, ainda que pareçam tristes.

Eu, particularmente, nunca ouvi uma música tão completa de sentimentos. Assim que a melodia começa, a alma se transborda de sentimentos; a princípio, as notas nos remetem á épocas mais árduas - dor, saudade, tristeza, solidão, medo, angústia. A dor do piano proclama aos nossos ouvidos e nos coloca em um estado mais depressivo, por assim dizer. Eu sempre me ponho a imaginar, como sugere o nome da canção, uma noite fria, chuvosa. E, de repente, pan: a esperança nos atinge! A melodia passa de triste à feliz, cheia de esperança, otimismo, alegria, risos e fé.

marry.jpg

O nome da melodia é dedicado a um filme de mesmo nome (mas também é conhecido por 'Furyo, em nome da honra'), da qual nosso querido compositor fez parte. Tal filme é baseado nas vivências de um jovem que foi prisioneiro durante a segunda guerra mundial, e foi lançado em 1983.

Eu posso listar várias músicas de Ryuichi, mas essa é, em minha opinião, a mais preciosa: é um verdadeiro tesouro que precisa ser sentido, em todas suas notas e arranjos. Melodia mais completa não há - não que eu conheça.


Karina Angolini

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp //Karina Angolini